Se é sprint, é para Bennett. Irlandês já lidera no Algarve

Nesta quinta-feira, a segunda etapa da “Algarvia” traz o primeiro duelo entre os principais favoritos ao triunfo final. “Separando o trigo do joio”, a tirada montanhosa, entre Sagres e a Fóia, deverá, em tese, dar indicação de quem vencerá a Volta.

Foto
Sam Bennett, ciclista da Deceunink Reuters/KENZO TRIBOUILLARD

Sam Bennett (Deceunink) é o primeiro líder da Volta ao Algarve. O ciclista irlandês, grande favorito aos triunfos nas etapas planas, venceu a primeira tirada da “Algarvia”, nesta quarta-feira, num final ao sprint em Portimão.

O pódio da etapa teve Danny Van Poppel (Wanty) e Jon Aberasturi (Caja Rural), numa discussão que acabou por não ter Pascal Ackermann, da Bora, apontado como principal rival de Bennett na luta dos sprints.

Entre os portugueses, destaque para dois ciclistas habitualmente fortes na vertente de pista. Já medalhados por Portugal em grandes competições de pista, Iúri Leitão (quinto) e Rui Oliveira (oitavo) entraram no top 10 da etapa.

Queda perto do final

A etapa desta quarta-feira, entre Lagos e Portimão, foi feita quase sempre com uma fuga, mas o lote de aventureiros – com Carlos Canal (Burgos), Jon Irisarri (Caja Rural), Gustavo Veloso (Tavira) e Hugo Nunes (Boavista) – pareceu sempre condenado ao fracasso.

A presença no Algarve de uma Deceunink com Sam Bennett e Fabio Jakobsen, mais um lote de lançadores de luxo, fazia prever que dificilmente a formação belga permitiria que uma das duas etapas planas dessem algo que não um sprint.

Com a fuga “engolida” a cerca de 20 quilómetros do final, os últimos minutos da etapa foram de colocação dos “comboios” dos sprinters. Já dentro dos últimos cinco mil metros, uma queda num pelotão que seguia alongado pelas rotundas provocou o atraso de vários elementos da Deceunink – nenhum era Bennett, para alívio da equipa belga.

Nos metros finais, o ciclista irlandês confirmou o favoritismo, apesar de ter vencido por escassos centímetros. “Estou muito feliz. Não sabia como estariam as pernas e senti dores e algum peso. Mas a equipa fez um trabalho incrível ao adaptar-se depois da queda”, explicou o ciclista, após a chegada.

Nesta quinta-feira, a segunda etapa da “Algarvia” traz o primeiro duelo entre os principais favoritos ao triunfo final. “Separando o trigo do joio”, a tirada montanhosa, entre Sagres e a Fóia, deverá, em tese, dar indicação de quem vencerá a Volta – o vencedor na Fóia tem coincidido com o campeão final da corrida.

Sugerir correcção
Comentar