Benedetta, de Paul Verhoeven, na competição de Cannes

É o segundo filme do concurso a ser anunciado, depois de Annette, de Leos Carax, que é o filme de abertura.

Foto

O Festival de Cannes acaba de anunciar, nas suas redes sociais, a presença do novo filme de Paul Verhoeven na competição da 74ª edição de Cannes. Ao anunciar Benedetta, Cannes anuncia também a estreia comercial do filme em França, 9 de Julho, dia da estreia mundial na Croisette, divulga o trailer, assim ligando o festival às estratégias de lançamentos no mercado francês. Benedetta aguarda desde 2020 a sua estreia comercial. Previsto para a edição desse ano do festival, a que foi cancelada devido à pandemia, o filme que Verhoeven realizou a seguir a Ela (com Isabelle Huppert) submeteu a sua estratégia de lançamento à concretização da edição seguinte do festival, a que se anuncia para a primeira quinzena de Julho, de 6 a 17 de Julho (conscientes da evolução da situação da saúde pública na Europa e no mundo, e esperando a reabertura das salas no mês de Maio em França, os organizadores de Cannes 2021 continuam no entanto a trabalhar). E Virginie Efira, a intérprete principal, viu por isso adiado um momento que se revelará decisivo para a sua carreira (no elenco acompanham-na Charlotte Rampling e Lambert Wilson).

O argumento de Benedetta, "baseado numa história real", escrito por Verhoeven e David Birke, baseia-se no romance Immodest Acts: The Life of a Lesbian Nun in Renaissance Italy, de Judith Brown, a história da irmã Benedetta Carlini (1591-1661), freira católica mística e lésbica, que viveu na Itália da Contra-Reforma. Com as investigações das autoridades da igreja descobriu-se não só que Benedetta Carlini falsificara as suas visões e estigmas como se iluminou o seu caso erótico com outra freira.

É já o segundo filme anunciado da competição 2021. Annette, de Leos Carax, que também fez parte do projecto de competição de Cannes 2020, transita para 2021 como filme de aberturaNove anos depois da apresentação apoteótica de Holy Motors, Carax regressará à Croisette: banda sonora dos Sparks, interpretações de Marion Cotillard e Adam Driver, a história, passada em Los Angeles, de um stand up comedian e de uma cantora de sucesso, casal com imagem feliz, rica e glamourosa que verá a sua vida transformada pelo nascimento da filha, a Anette do título.

Sugerir correcção
Comentar