Maioria de imigrantes da Ásia paga 10 mil euros para chegar ao Alentejo, diz estudo

São os imigrantes que pagam os custos da desregulamentação do mercado, mostra projecto financiado pelo Fundo de Asilo, Migrações e Integração. Autor identifica Alentejo como “plataforma giratória de mão-de-obra”.

Foto
Como está a situação, a entrada e circulação de novos imigrantes no Alentejo continuará a ser de elevada Miguel Manso

Imigrante em Portugal desde 2015, dono de uma mercearia na Zambujeira do Mar (Odemira), Nanda Kendal veio para Portugal, a partir da Bélgica, com a mulher. Pagaram mil euros pelos dois lugares num carro onde viajaram cinco pessoas. No mesmo ano, conseguiu arrendar uma casa naquela localidade por cerca de 250 euros. Hoje isso não seria possível, diz. “Os preços não estão normais. Por isso os imigrantes têm que partilhar quartos. E é quase impossível arranjar neste momento uma casa ou quarto, se encontrar é mais do dobro do preço. Hoje um quarto onde estão várias pessoas custa 200 euros por pessoa, por mês, e mesmo assim é difícil encontrar”, relata ao PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 29 comentários