Total anuncia adiamento por um ano de megaprojecto em Moçambique

Organização moçambicana sublinha efeito do adiamento do projecto de gás natural na dívida do país.

Foto
Obras em Afungi de preparação para alojamento de trabalhadores num dos projectos de gás natural da região ANTÓNIO SILVA/Lusa

O adiamento, por um ano, do megaprojecto de gás natural da empresa francesa Total em Afungi, na província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, traz problemas para a dívida do país que fica numa situação cada vez mais preocupante, diz a ONG Centro para Democracia e Desenvolvimento (CDD).

O responsável da Total Jean-Pierre Sbraire anunciou, na semana passada, que o grupo deverá adiar pelo menos um ano o projecto de gás natural em Moçambique liderado pela empresa, que vale 20 mil milhões de dólares.

Sbraire confirmou ainda que a Total retirou todo o seu pessoal na sequência de um ataque de insurrectos no mês passado – uma parte tinha já sido retirada em Janeiro. A Total esperava começar a produzir gás natural no projecto Mozambique LNG em 2024, e o adiamento agora anunciado quer dizer que isso não deverá acontecer antes de 2025.

“Obviamente, estes acontecimentos [ataques dos grupos de insurrectos] vão ter impacto no projecto e esperamos neste estádio um impacto de uma demora de pelo menos um ano”, disse Sbraire. “Esperamos que as acções levadas a cabo pelo Governo de Moçambique e dos seus parceiros regionais e internacionais venham permitir a segurança e estabilização da região de Cabo Delgado de modo sustentado.

Na sexta-feira da semana passada, lembra o CDD, o Governo moçambicano tinha garantido à petrolífera francesa “total empenho” para restabelecer a segurança em Cabo Delgado, condição essencial para a retoma dos trabalhos do projecto.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) traçou em Abril de 2020 uma possibilidade de um cenário optimista para a dívida moçambicana (o país está entre os dez mais endividados do mundo), mas este, sublinha o CDD, era muito dependente da produção de gás natural começar já em 2023. Outras empresas com projectos na região tiveram também adiamentos pela degradação das condições de segurança.

Sugerir correcção
Comentar