Dia Mundial da Língua Portuguesa: celebre na companhia destes 3 grandes autores

Mergulhe na mente de José Saramago, viva mais “Uma Aventura” e deixe-se envolver por uma história que é real e ficcionada. Celebre com palavras. Celebre com a expressão da cultura portuguesa.

Foto
Pexels

As palavras que usamos não se cingem a uma simples ferramenta de comunicação. São muito mais do que isso: o idioma é uma maneira de promover o diálogo entre civilizações, é uma forma de expressar uma identidade, uma visão, uma cultura.Esta quarta-feira, 5 de Maio, celebra-se mais um Dia Mundial da Língua Portuguesa, desde que em Novembro de 2019, a propósito da 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), este marco foi proclamado pela primeira vez.

Influenciado por vários idiomas, o português deixa um longo e profundo rasto. Os números falam por si: é uma das línguas mais difundidas pelo mundo, com um total de 265 milhões de falantes, distribuídos por todos os continentes — sendo ainda a mais falada do hemisfério sul. Ensinada em vários locais do globo, é a língua oficial de nove países: Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, sem esquecer Macau.

Um dos maiores veículos de promoção da língua e cultura portuguesa reside nas palavras, no significado e nas relações que com elas construímos. Celebre o Dia Mundial da Língua Portuguesa na presença dos grandes autores que a conhecem profundamente, na companhia dos habilidosos nomes que nos contam as mais belas histórias. Com aqueles que a elevam em todo o mundo. É difícil escolher, mas, com a ajuda da FNAC, deixamos três sugestões assinadas por grandes nomes da língua portuguesa.

“Citações e Pensamentos de José Saramago”, Paulo Neves da Silva

É um nome incontornável, tendo sido o único escritor de língua portuguesa galardoado com o respeitadíssimo Prémio Nobel da Literatura, em 1998. Vencedor do Prémio Camões em 1995, José Saramago é conhecido pelas suas alegorias que, frequentemente, mostram uma perspectiva subversiva de episódios históricos. Mas de onde vinham as suas ideias?

Percorrer “Citações e Pensamentos de José Saramago” — um repositório de frases marcantes, com um total de 640 citações integradas em 280 temas, e ainda 20 textos breves de José Saramago, reunidas por Paulo Neves da Silva, apaixonado por palavras, por ideias e mentor da famosa plataforma online “Citador” — é como dar um mergulho de cabeça na mente do consagrado autor português, que morreu em 2010 deixando para trás um imortal e vasto legado, onde se incluem “Memorial do Convento”, o “Ano da Morte de Ricardo Reis” ou o “Evangelho Segundo Jesus Cristo”. Disponível em lojas FNAC.

“Uma Aventura em Noite de Tempestade”, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

A saga de aventuras assinada pelas escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Arlindo Fagundes, marcou todos os jovens que cresceram num mundo sem internet, capazes de viajar para outros mundos graças a todas as páginas escritas pela reputada dupla.

No Dia Mundial da Língua Portuguesa, aproveite para fomentar o gosto pela leitura nos mais novos. Até porque há um novo livro da icónica colecção para descobrir. Chama-se “Uma Aventura em Noite de Tempestade” e aqui os amigos rumam a uma aldeia remota, pouco povoada e junto da fronteira, onde ajudam um proprietário a transformar um antigo teatro num turismo rural. Só que não estão sozinhos: há outro elemento que tem segundas intenções. Ele faz parte de um grupo de assaltantes, que precisa de um sítio para guardar peças roubadas. Nem tudo corre como planeado, graças aos nossos protagonistas que, mais uma vez, estão lá para salvar o dia. Curioso? O livro está disponível nas lojas físicas e online da FNAC.

“Almoço de Domingo”, José Luís Peixoto

Vencedor do Prémio Literário José Saramago, em 2001, pelo romance “Nenhum Olhar”, José Luís Peixoto é um dos mais respeitados autores da literatura portuguesa contemporânea e uma das nossas sugestões para acompanhá-lo nesta celebração da Língua Portuguesa.

“Almoço de Domingo” é a sua mais recente obra. É difícil categorizá-la, ficando algures entre um romance e uma biografia, onde se faz recurso à ficção e ao que é (ou foi) real, partindo de um só local e de uma família, através dos quais o autor é capaz de traçar um retrato das gerações portuguesas que viveram entre 1931 e 2021. Um livro sobre a idade, a vida e a morte, sobre o passado e o presente, que faz uma longa travessia pela história, desde a Guerra Civil de Espanha, ao 25 de Abril, e onde se incluem nomes como Marcelo Caetano ou Mário Soares. Revelamos-lhe mais um pormenor: um dos personagens é o jovem escritor José e o outro é José Saramago. Curioso? Está disponível nas lojas físicas e online da FNAC.

Advertisement

Sugerir correcção
Comentar