Santa Cruz e Costa da Caparica na rota da WSL em Maio

Portugal volta a receber uma etapa do circuito de qualificação mundial da World Surf League (WSL).

Foto
Francísco Spínola (WSL) e Santiago (Estrella Galicia)

Depois de um ano sem competições, é já a partir do dia 11 de Maio que a praia de Santa Cruz, em Torres Vedras, recebe o Estrella Galicia Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House. A prova de qualificação (QS) masculina de 3.000 estrelas decorre até dia 16 e dois dias depois, a 18 de Maio, é a vez da Costa de Caparica receber o Estrella Galicia Caparica Surf Fest, que termina a 23 do mesmo mês. Neste caso trata-se de uma prova de qualificação feminina de 1.000 estrelas e una prova de qualificação masculina de 3.000 estrelas.

Entre os atletas que vão marcar presença nas ondas de Santa Cruz estarão os portugueses Vasco Ribeiro, Afonso Antunes, Guilherme Fonseca, Jácome Correia ou Luís Perloiro, e ainda surfistas internacionais de renome como o marroquino Ramzi Boukhiam, os franceses Joan Duru, Maxime Huscenot, Jorgann Couzinet, Tristan Guilbaud, Timothee Bisso, Charly Martin, ou o basco Aritz Aranburu. A prova feminina, que decorrerá na Costa de Caparica, contará com Teresa Bonvalot, Justine Dupont, Pauline Ado e Joanne Defay.

Foto

“Os eventos de Santa Cruz e Costa da Caparica marcam o início da época competitiva da WSL na região EMEA (Europa, África e Médio Oriente) e como tal a expectativa de todos os envolvidos e particularmente dos atletas é enorme uma vez que estes últimos tiveram praticamente 1 ano sem competir”, referiu Francisco Spínola, representante da WSL na zona EMEA. E acrescentou: “Esperamos conseguir trazer o melhor surf do mundo a todos através das plataformas da WSL e também, respeitando as normas em vigor e voltar a ver as pessoas a apoiar os melhores atletas do mundo na praia.”

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, mostrou-se optimista referindo que “a permanência em Portugal de competições desta dimensão é também uma mensagem de esperança aos surfistas de todo o mundo que nos visitam, e às empresas nacionais que em boa hora souberam responder às exigências e expectativas de um destino ‘Clean & Safe’. É também um sinal que, gradualmente, a retoma se inicia”.

De relembrar que etapa portuguesa do circuito mundial de surf (CT), que estava marcada inicialmente para Fevereiro em Peniche – e foi adiada devido à pandemia de Covid-19 – fica adiada para a próxima época.

Na Onda do Surf powered by Jeep