Nos vai comprar energia verde à EDP com contrato de 32 milhões

A Nos e a EDP, duas das principais empresas da bolsa de Lisboa, estabeleceram um acordo de longo prazo para aquisição de energia renovável, no valor de 32 milhões de euros.

Foto
Acordo entre as duas empresas cotadas prevê construção de um novo parque eólico Teresa Pacheco Miranda

A Nos assinou um contrato de 11 anos com a EDP que lhe permitirá “ter 40% da sua operação alimentada por energia verde já em 2023”.

Este PPA (sigla para Power Purchase Agreement) de 32 milhões de euros assinado entre a operadora de telecomunicações liderada por Miguel Almeida e a EDP Comercial, dirigida por Vera Pinto Pereira, prevê o investimento num novo parque eólico e o fornecimento de 62 gigawatts hora (GWh) anuais de electricidade verde, com os quais a Nos quer evitar a emissão de 17.200 toneladas de CO2 por ano.

Trata-se de um PPA “ligado a um parque eólico que a EDP Renováveis está a desenvolver em Espanha e que fornecerá energia ao mercado ibérico de electricidade”, detalhou a EDP, acrescentando que a Nos irá poupar “cerca de 20% na sua factura de energia com a EDP Comercial na próxima década”.

A operadora de telecomunicações, que recentemente viu partir para a equipa de gestão executiva da EDP a administradora Ana Paula Marques, tem como objectivo atingir a neutralidade carbónica nas suas operações até 2040.

Em comunicado, a empresa sublinhou que a energia renovável fornecida através deste contrato será “equivalente ao consumo médio de electricidade de mais de 27 mil habitações”, permitindo “evitar, em média”, as emissões equivalentes “a 285 mil viagens de carro Lisboa-Porto”.

A Nos assinala que pretende ser um “agente activo” da transição energética no país e que “parcerias desta dimensão permitem o investimento em novos activos renováveis”.

Sugerir correcção
Comentar