Covid-19: “Erro de comunicação” leva dezenas de pessoas a centros de vacinação fechados em Sintra

Esta manhã dezenas de pessoas esperaram à porta de centros de vacinação sem ordens para administrar vacina, que tinha sido confirmada a utentes nos dias anteriores, revela a SIC. Vacinação acabou por acontecer. Ministério da Saúde garante que foi erro de comunicação.

covid19,coronavirus,saude,sociedade,servico-nacional-saude,vacinas,
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
covid19,coronavirus,saude,sociedade,servico-nacional-saude,vacinas,
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
covid19,coronavirus,saude,sociedade,servico-nacional-saude,vacinas,
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos

Dezenas de pessoas concentraram-se este domingo à porta de alguns centros de vacinação contra a covid-19 em Sintra, que afinal não tinham indicação para efectuar as vacinas. Em Vila Verde uma utente contou à SIC Notícias que tinha percorrido perto de 30 quilómetros depois de ter recebido uma mensagem na noite de sexta-feira a confirmar a marcação. “Quando cheguei aqui fui informada de que não podem vacinar”.

No Cacém, a 20 quilómetros, cerca de 60 pessoas foram surpreendidas com o centro fechado, adianta a SIC. “O segurança só dizia: ‘não há vacinas para ninguém'”, contou um utente.   

A SIC diz que se tratou de uma falha de comunicação entre a Autoridade Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e os serviços partilhados do Ministério da Saúde, algo que se estaria a passar com as situações de auto-agendamento para pessoas com 65 ou mais anos

O Ministério da Saúde reconheceu a existência de “constrangimentos pontuais” relacionados com convocatórios de alguns utentes, no processo de auto-agendamento para a vacinação contra a covid-19. “Nesta primeira fase do processo de auto-agendamento, com vacinação em 250 pontos diferentes, registaram-se constrangimentos pontuais relacionados com a convocatória de alguns utentes, que foram imediatamente corrigidos”, disse fonte oficial do Ministério da Saúde à Lusa.

Entretanto, pelas 13h havia pessoas que já estavam a ser vacinadas no centro do Cacém. Equipas de vacinação deslocaram-se ao local mas as marcações da tarde colidiram com as da manhã provocando um aglomerado de pessoas. O Ministério da Saúde garantiu à estação que a situação não se irá repetir.

Câmara de Sinta diz ser “inaceitável" 

Em reacção às filas de pessoas à espera para serem vacinadas, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, considerou que a situação vivida esta manhã nos centros de vacinação do concelho “é inaceitável”.

“A Câmara de Sintra investe centenas de milhares de euros nestes centros, disponibiliza todos os meios necessários e depois falha a articulação entre as autoridades de saúde nacional e local e as pessoas são prejudicadas”, avançou o autarca, classificando como “incompreensível”.

Neste âmbito, Basílio Horta já falou com os responsáveis do Governo, exigindo “uma solução rápida e eficaz para resolver este problema e assegurar que situações idênticas não se repitam no futuro”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.194.716 mortos no mundo, resultantes de mais de 152 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.977 pessoas dos 837.277 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários