Festivais de música voltam a Wuhan — e quase sem máscaras

Cerca de 11 mil pessoas participaram no regresso do Strawberry Music Festival, em Wuhan, primeiro epicentro da covid-19 na China, o que não acontecia ao vivo desde 2019.

Mais de 11 mil pessoas juntaram-se no primeiro dia do festival TINGSHU WANG/Reuters
Fotogaleria
Mais de 11 mil pessoas juntaram-se no primeiro dia do festival TINGSHU WANG/Reuters

Milhares de festivaleiros reuniram-se este sábado, em Wuhan, na China, para celebrar o 1º de Maio no Strawberry Music Festival, um espectáculo de música que dura dois dias. É a primeira vez que o evento decorre ao vivo desde 2019, com restrições devido à pandemia de covid-19 a obrigar a festa a ocorrer online o ano passado. 

Ao todo, cerca de 11 mil pessoas participaram na abertura do festival. Alguns espectadores usaram máscaras, mas muitos não o fizeram. 

Os habitantes de Wuhan, onde a covid-19 surgiu pela primeira vez, viveram mais de dois meses de restrições rigorosas durante o primeiro bloqueio induzido pelo coronavírus no mundo. Desde então, a cidade tem estado quase completamente livre de vírus, de acordo com dados oficiais. 

Em declarações à agência Reuters, um representante da organização explica, no entanto, que os números de bilhetes foram restringidos e que foram criadas barreiras em frente de cada etapa.

"No ano passado, nós [em Wuhan] sofremos com o coronavírus", partilhou com a Reuters Gao Yuchen, um estudante de 23 anos, residente em Wuhan, a participar no festival. "Não foi fácil chegar onde estamos hoje," continuou. "As pessoas aqui fizeram enormes esforços e pagaram um grande preço [por terem sido atingidas pelo vírus]. Portanto, sinto-me muito entusiasmado por estar aqui."

Alguns espectadores usaram máscaras, mas muitos não o fizeram.
Alguns espectadores usaram máscaras, mas muitos não o fizeram. TINGSHU WANG/Reuters
Em 2020, o festival aconteceu online
Em 2020, o festival aconteceu online TINGSHU WANG/Reuters
O festival dura dois dias
O festival dura dois dias TINGSHU WANG/Reuters
Mais de 11 mil pessoas juntaram-se no primeiro dia do festival
Mais de 11 mil pessoas juntaram-se no primeiro dia do festival TINGSHU WANG/Reuters
TINGSHU WANG/Reuters