Presidente guineense considera visita de Marcelo “muito importante”

Última visita de um chefe de Estado português a esta antiga colónia foi em 2006.

Foto
O Presidente Sissoco Embaló LUSA/ANTÓNIO AMARAL

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse esta sexta-feira que a visita do seu homólogo português ao país, prevista para Maio, é “muito importante” e uma retribuição da deslocação que fez em Outubro a Portugal. O chefe de Estado português realiza uma visita à Guiné-Bissau entre 17 e 18 de Maio.

“Eu penso que é muito importante. Eu já fiz uma visita a Lisboa e vem retribuir. É bem-vindo”, disse Umaro Sissoco Embaló, que falava aos jornalistas durante uma visita às instalações da Marinha guineense, em Bissau.

A última visita de um Presidente português à Guiné-Bissau aconteceu em 2006, quando o antigo chefe de Estado Cavaco Silva esteve em Bissau para participar na cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

“É inimaginável, inaceitável. Mas não é culpa de Portugal, o problema é da Guiné, é a instabilidade constante, como é que podemos receber? Portugal é um país irmão, amigo, temos laços de tradição, consanguinidade. Para mim é muito importante a visita do Presidente Marcelo de Sousa”, concluiu o chefe de Estado guineense.

Sugerir correcção
Comentar