A Índia teve a insensatez de crer que tinha vencido a covid-19 e está a pagar por isso

A falta de capacidade dos serviços de saúde para dar resposta a um aumento em flecha do número de infecções pelo novo coronavírus, e uma série de novas variantes estão a deixar de rastos o país. O Governo é acusado de não se ter preparado.

Foto
Familiares de uma pessoa que morreu de covid-19 e foi cremada recolhem as suas cinzas Reuters/ADNAN ABIDI

Por estes dias, transformou-se em realidade na Índia o pesadelo de um país cujo sistema de saúde entrou em colapso por causa da covid-19, sem que se saiba bem qual o peso de novas variantes do coronavírus. Com cerca de metade dos novos casos de covid-19 no mundo a surgirem na Índia neste momento, e com as vacinas a faltar num país que as produz para o mundo, há pessoas a morrer à espera de uma cama de hospital. Há hospitais que puseram camas para os pacientes na rua, contou ao PÚBLICO Ashok Hansraj, membro da comunidade hindu portuguesa que vive entre Goa e Lisboa e que passou o último ano e meio na Índia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários