Cinco séries, cinco clãs

Não existem famílias perfeitas. Mas, para que se mantenham unidas, mesmo nos momentos mais difíceis, têm de saber gerir as suas desavenças e contradições. A colectânea de clãs que lhe apresentamos é a prova disso.

,Soprano Meadow
Fotogaleria
Os Sopranos
series-,tv,ipsilon,televisao,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
I Know This Much Is True
series-,tv,ipsilon,televisao,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Sete Palmos de Terra
series-,tv,ipsilon,televisao,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
The Crown
series-,tv,ipsilon,televisao,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Chesapeake Shores

Os Sopranos

HBO
Considerada por muitos a melhor série de televisão de todos os tempos, a sua estreia, a 10 de Janeiro de 1999 na HBO, foi o princípio de uma nova era televisiva. Criada por David Chase, conta a vida de Tony Soprano, um amoroso pai de dois filhos e implacável chefe de uma família de mafiosos que actua no submundo de New Jersey (EUA). Após um inesperado ataque de pânico, Tony inicia, em segredo, sessões de terapia com a Dr.ª Jennifer Melfi. É nessas consultas que vai revelando os seus medos, a conturbada relação com a mãe, o relacionamento com a mulher e as enormes dificuldades em gerir o seu “negócio de gestão de resíduos”. O sucesso d’ Os Sopranos foi tão retumbante que a cena final de Made in America – o 21.º episódio da última temporada, exibido a 10 de Junho de 2007 –  é, ainda hoje, amplamente discutida e dissecada. Com um total de 86 episódios (todos disponíveis na plataforma HBO), a série é protagonizada por James Gandolfini (falecido em 2013), que contracena com Lorraine Bracco, Edie Falco, Michael Imperioli, Steven Van Zandt, Robert Iler, Tony Sirico, Dominic Chianese e John Ventimiglia, entre muitos outros. Ao longo das seis temporadas, a série recebeu cinco Globos de Ouro e 21 Emmys.

I Know This Much Is True

HBO
Com argumento e realização de Derek Cianfrance – realizador de Blue Valentine (2010), Como Um Trovão (2012) ou A Luz Entre Oceanos (2016) e nomeado para o Óscar de melhor argumento por Sound of Metal (2019) – esta mini-série de seis episódios adapta o livro homónimo de Wally Lamb (1998). Esta história, sobre amor, perdão e sacrifício, segue Dominick e Thomas Birdsey (Mark Ruffalo num duplo papel que lhe valeu um Globo de Ouro), dois irmãos gémeos cuja relação de grande afecto é também caracterizada pela dependência. Quando, após um episódio de esquizofrenia paranóide, Thomas amputa a própria mão numa biblioteca pública, é internado compulsivamente na ala de psiquiatria de um hospital prisional. Dominick, que se recusa a aceitar o sucedido, entra assim numa longa e penosa jornada para transferir o irmão para uma instituição onde possa ser tratado como paciente e não criminoso. Entre o passado e o presente, vários flashbacks revelam uma infância difícil, partilhada com uma mãe terna mas fraca (Melissa Leo) e um padrasto abusivo (John Procaccino). E, na tentativa de dar sentido à sua vida, Dominick vai deparar-se com um segredo familiar guardado durante quase quatro décadas. A completar o elenco de actores estão Juliette Lewis, Kathryn Hahn, Archie Panjabi, Rosie O'Donnell, Rob Huebel e Imogen Poots.

Sete Palmos de Terra

HBO
Criada, em 2001, por Alan Ball (Óscar e Globo de Ouro pelo argumento de Beleza Americana), e produzida pelo canal de cabo HBO, Sete Palmos de Terra conta, com algum humor, a história dos Fisher, uma família algo disfuncional que gere uma agência funerária. Para eles, a morte faz parte do dia-a-dia e é levada com seriedade, brio e profissionalismo. Como seria de esperar pelo título da série, o falecimento de alguém é o que dá o mote a cada episódio, e as circunstâncias pessoais, religiosas e até filosóficas da morte de cada cliente vão servir como ponto de reflexão sobre a vida dos próprios membros do clã. No episódio-piloto, quem morre é Nathaniel Fisher, o patriarca, deixando a mulher e os três filhos completamente devastados. Dada a trágica situação, serão os dois filhos mais velhos a continuar o negócio, guiados por Nathaniel que, mesmo depois de morto, não deixará de os “assombrar” com muitos conselhos e opiniões. Com cinco temporadas, Sete Palmos de Terra foi ganhando vários prémios, incluindo três Globos de Ouro e dez Emmys.   

The Crown

Netflix
Primeira produção britânica da Netflix, The Crown segue alguns dos mais importantes eventos do século XX através do ponto de vista da família real britânica. O espectador assiste ao longo reinado da rainha Isabel II, ao acompanhar o seu relacionamento com Filipe, o marido, com a sua mãe, Isabel I, com a irreverente princesa Margarida, sua irmã, e vários dos seus colaboradores e amigos. Desenvolvida por Peter Morgan – nomeado nos Óscares e Globos de Ouros pelos argumentos dos filmes A Rainha (2006), de Stephen Frears, e Frost/Nixon (2008), de Ron Howard – a partir de The Audience, uma peça da sua autoria, The Crown conta com alguns episódios realizados e produzidos pelo veterano Stephen Daldry (Billy Elliot, As Horas, O Leitor). O elenco, de peso, é constituído por Claire Foy, Olivia Colman, Imelda Staunton, Matt Smith, Tobias Menzies, Jonathan Pryce, Lesley Manville, Dominic West, Vanessa Kirby, Helena Bonham Carter e John Lithgow, entre outros. Com dezenas de nomeações ao longo dos anos, a série mereceu dez Emmys, sete Globos de Ouro, seis Screen Actors Guild Awards e três BAFTA. 

Chesapeake Shores

AXN White e Netflix
Criada, em 2016, por John Tinker e Nancey Silvers, esta série tem como base das suas cinco temporadas a saga literária homónima da norte-americana Sherryl Wood, também autora de Sweet Magnolias, já adaptada pela Netflix. A acção segue Abby O'Brien (Meghan Ory), que regressa a Chesapeake Shores, a sua cidade natal, depois de um pedido da sua irmã Jess (Laci J. Mailey), que precisa de ajuda com a obra da pousada que espera inaugurar em breve. Aquele lugar faz Abby regressar a momentos marcantes da sua infância e juventude, quando os O'Brien ainda eram uma família unida e ela era namorada de Trace (Jesse Metcalfe), o seu primeiro amor. Agora, mãe solteira de duas meninas e com uma carreira exigente e pouco satisfatória, Abby toma uma decisão inesperada: deixar toda a sua vida em Nova Iorque e fixar-se definitivamente em Chesapeake Shores, o único lugar onde se sentiu verdadeiramente segura. Ali, quatro gerações de O'Brien voltam a reunir-se, partilhando tristezas e alegrias.

Sugerir correcção
Comentar