Distribuição de cinzeiros de bolso é solução para uma Campolide Sem Beatas

A campanha de sensibilização pretende defender o ambiente mas também prevenir multas por infracções relacionadas com o lançamento de beatas para o chão.

Foto
LUSA/Cabalar

A Junta de Freguesia de Campolide vai iniciar uma campanha de sensibilização para a necessidade de depositar beatas nos locais próprios ao invés de as deitar para o chão. Em parceria com a Imperial Brands, a junta pretende alcançar uma freguesia “limpa, verde e sem beatas”, começando por distribuir cinzeiros.

De acordo com a organização do programa Campolide Sem Beatas, na próxima segunda-feira, 3 de Maio, “dia em que se assinala o início da última fase de desconfinamento do país e quando regressamos, em pleno, aos espaços públicos das nossas cidades”, serão distribuídos 5000 cinzeiros de bolso à população local. A campanha contará com a presença de André Couto, presidente da junta de Campolide, bem como membros da Imperial Brands, Miguel Simões e João Pedro Lopes. 

A organização informa que a campanha de sensibilização pretende, a partir das 11h, percorrer o comércio e restauração da freguesia numa acção de sensibilização e responsabilidade social que tem como objectivo envolver toda a comunidade.

Para além de tornar a freguesia mais limpa, reduzindo a quantidade de beatas na via pública e o seu consequente impacto ambiental, o projecto Campolide Sem Beatas pretende prevenir multas inerentes ao lançamento dos restos de cigarros para o solo. Com a entrada em vigor da lei que visa reduzir o impacto das pontas de cigarros e charutos no meio ambiente, desde Setembro do ano passado são aplicadas multas quer a pessoas como instituições. O incumprimento pode levar a coimas entre os 25 e os 250 euros para pessoas e pode chegar aos 1500 euros para empresas. Deste modo, as instituições responsáveis pela iniciativa ambicionam “prevenir que pessoas e instituições sejam multadas por esta infracção”.

A distribuição de 5000 cinzeiros de bolso acontece este ano num momento de algum regresso à normalidade, porém a mesma campanha já aconteceu em anos anteriores, com a junta de freguesia de Campolide a distribuir, por vários espaços comerciais, cinzeiros de mesa e cinzeiros de pé para colocação à porta.

Sugerir correcção
Comentar