Comprimido da Pfizer para tratar covid-19 pode surgir já em 2021

A farmacêutica Pfizer anunciou esta semana que o seu medicamento oral para tratar a covid-19, que está a ser testado num ensaio clínico, pode estar disponível já no final deste ano

Foto
João Guilherme/ Arquivo/PÚBLICO

Enquanto vacinamos o mundo, o trabalho de investigação na frente dos antivirais para tratar a covid-19 avança. Esta semana, o CEO da Pfizer, Albert Bourla, anunciou que o fármaco que a empresa está a testar num ensaio clínico a decorrer nos EUA pode estar pronto já no final deste ano. Trata-se de um simples comprimido que deve ser usado logo no início da infecção e que pode até vir a ser de toma única. Depois, resta esperar pela aprovação da agência reguladora do medicamento nos EUA. O fármaco faz parte de uma classe chamada “inibidores da protéase” (que são usados noutros vírus, como o VIH e a hepatite C) e funciona inibindo a acção de uma enzima que o vírus usa para se replicar em células humanas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários