Literacia mediática

Infodemia, desinformação, desigualdades digitais. Estes e outros temas em 7 Dias com os Media

Todos podem participar em mais uma edição da iniciativa, organizada pelo GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática, entre os dias 3 e 9 de maio.

educacao-media,publico-escola,
Foto
Teletrabalho. No último ano, "os ecrãs tornaram-se ainda mais presentes nas nossas vidas" Paulo Pimenta

Apresenta-se como “uma operação de sensibilização para o papel e lugar que os media ocupam no dia a dia, na sociedade e nas nossas vidas”. Com início no dia 3 de maio, Dia da Liberdade de Imprensa, e o propósito de fomentar a reflexão e um debate que o próprio contexto potencia. Os 7 Dias com os Media estão de volta.

“Num ano em que tivemos de nos recolher às nossas casas, os ecrãs tornaram-se ainda mais presentes nas nossas vidas, ao nível do trabalho, do estudo, do entretenimento e da relação e comunicação com os outros. Importa por isso dedicar um tempo, por breve que seja, a refletir sobre a importância que assumem no nosso quotidiano, o modo como ajudam a formar as nossas opiniões, como contribuem para a construção da perceção que temos do mundo, sobre o que nos dão a conhecer e aquilo que não nos mostram” — lê-se site da iniciativa, organizada pelo GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática.

Os media nas nossas vidas em tempo de pandemia e literacia mediática e desigualdades são temas em destaque nesta edição de 2021, mas não são obrigatórios. Quem estiver interessado em participar pode propor uma atividade e inscrevê-la, caso tencione que seja divulgada no site dos 7 Dias com os Media. Deverá, para isso, preencher a ficha de inscrição (aqui).

Quem pode participar? Todos: “Pessoas individuais ou coletivas, desde que o mote da jornada seja relevante para o seu âmbito de intervenção e ação. Escolas, certamente, mas também meios de comunicação, bibliotecas, universidades ou institutos politécnicos, autarquias locais, associações culturais e profissionais, instituições de saúde, paróquias, espaços de encontro de seniores, blogs e redes sociais, entre outros.”