Covid-19 e desconfinamento – o perigo está no ar!

Com as escolas e lojas reabertas e restaurantes a funcionar em sala, devemos aumentar os esforços para prevenir a transmissão da covid-19 melhorando a ventilação ou instalando purificadores do ar certificados.

De acordo com a monitorização das linhas vermelhas para a covid-19 da DGS (Relatório de monitorização das linhas vermelhas para a covid-19, 23/04/2021), o nosso país tem prosseguido de forma estável nas fases do desconfinamento. Os principais indicadores definidos pelo governo para as orientar (Rt e número de casos/100.000 habitantes acumulados nos últimos 14 dias) têm estado, em média, próximo do quadrante verde da matriz, o que nos tem dado alguma segurança para o futuro.

Recentemente, um documento publicado na famosa revista Lancet (Calling for pan-European commitment for rapid and sustained reduction in SARS-CoV-2 infections, The Lancet) sugere que a Europa deve ser mais ambiciosa e empenhar-se em atingir não mais do que dez novos casos de covid-19 por milhão de pessoas, por dia. Esta meta já foi alcançada por Taiwan, Nova Zelândia e Austrália. Israel está próximo de a atingir. Seria fundamental uma acção concertada na UE, para toda a Europa, a alcançar até ao fim da primavera de 2021, o mais tardar.

Para conseguir manter estes números baixos é necessário continuar e melhorar as medidas de mitigação direcionadas, como uso correto da máscara, a higienização das mãos, o distanciamento, a ventilação adequada dos espaços fechados, a testagem em massa e o rastreamento.

Para o atingir é fundamental comunicar as vantagens de manter este número de casos o mais baixo possível , reforçando os argumentos dos benefícios económicos e sociais, de modo a fomentar a cooperação do público.

Há uma medida que não tem sido muito posta em prática em Portugal, que é a de melhorar as condições de ventilação dos edifícios.

Em Outubro de 2020, a Alemanha reservou 500 milhões de euros para melhorar a ventilação em edifícios, incluindo escolas, museus e repartições públicas (BMWi, Federal Ministry for Economic Affairs and Energy, To curb the spread of covid-19: €500m for ventilation equipment in public buildings and places where people meet). As empresas na Alemanha e na Coreia do Sul também se podem inscrever para obter financiamento do governo, com o objetivo de comprar purificadores de ar móveis, que removem aerossóis carregados de vírus.

Assim, à medida que a vacinação se incrementa e o risco de infecção diminui, a janela de oportunidade para corrigir a má qualidade do ar interior está a fechar-se. Se não agirmos rápido, as variantes que contornam a imunidade vacinal podem vir a dominar, exigindo até mais desenvolvimento de vacinas e o reinício dos programas de vacinação!

Agora, com as escolas e lojas reabertas, restaurantes a funcionar em sala, devemos aumentar os esforços para prevenir a transmissão da covid-19, nomeadamente, melhorando a ventilação ou instalando purificadores do ar certificados!

A recomendação do uso duplo de máscaras (por exemplo, máscara cirúrgica, sobreposta por uma máscara têxtil) ou de uma máscara FP2  tem sido aconselhada por alguns países, ao conferir uma maior proteção na presença de variantes do vírus, mais transmissíveis  (Fitted Filtration Efficiency of Double Masking During the covid-19 Pandemic

Otolaryngology

JAMA Internal Medicine

JAMA Network)

Para se conseguir uma boa ventilação dos espaços fechados são necessárias quatro a seis trocas de ar por hora, por meio de qualquer combinação dos seguintes sistemas: ventilação de ar externo; sistemas AVAC (AVAC, min-saude.pt) ou filtros de ar portáteis de tipo HEPA (High-Efficiency Particulate Air, isto é, filtro de partículas de alta eficiência). Outra técnica de limpeza que é usada para “limpar” o ar de vírus é a irradiação germicida ultravioleta (UV), em particular a parte UV-C do espectro. Equipamentos recentes de purificação do ar combinam os filtros HEPA com os UV (Rensair Air Purifiers Help Remove SARS-CoV-2 Particles).

Ventilação mais eficaz e maiores taxas de filtração removem mais rapidamente as partículas do ar interno, reduzindo assim a intensidade da exposição e a duração dos aerossóis respiratórios que permanecem no ar, dentro de uma sala.

Em lugares particularmente sensíveis, como os restaurantes onde as máscaras não são usadas o tempo todo, estratégias adicionais são necessárias, incluindo aumentar a mudança de ar por hora com o recurso a purificadores do ar nos espaços fechados e a utilização de máscaras de alta eficiência, por parte dos funcionários.

Certamente que se, em Portugal, reforçarmos as medidas para melhorar a ventilação dos nossos edificios, mais rapidamente poderemos ter a pandemia controlada e atingir o controle que outros países já conseguiram.

O autor escreve segundo o novo acordo ortográfico

Sugerir correcção
Comentar