Human Rights Watch considera que Israel tem políticas que constituem apartheid

Avaliação da organização de direitos humanos com base em Nova Iorque segue-se a declaração da israelita B’Tselem, que já usara esta designação em Janeiro.

Foto
Palestinianos mostram os seus documentos às forças de segurança israelitas para poderem participar nas orações do Ramadão na Mesquita Al-Aqsa, em Jerusalém MUSSA ISSA QAWASMA/Reuters

As autoridades israelitas estão a cometer crimes de apartheid e perseguição, declarou a Human Rights Watch num relatório apresentado esta terça-feira que examina as políticas de Israel em relação aos palestinianos. O relatório considera que a realidade actual é que há uma única autoridade, o Governo israelita, que tem a maior parte do poder numa área entre o rio Jordão e o Mar Mediterrâneo, privilegiando sistematicamente um de dois grupos a viver no território, os judeus, sobre, em especial, os palestinianos nos territórios ocupados, incluindo Jerusalém Oriental.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários