Não há mortes por covid-19 em lares há duas semanas

Com a população mais idosa, acima dos 80 anos, vacinada, o novo coronavírus já não ceifa vidas com tanta facilidade. É uma prova do poder das vacinas, a nossa arma mais poderosa contra a pandemia de covid-19. Não foram registados óbitos de utentes ou residentes de Estruturas Residenciais Para Idosos por covid-19 nas últimas duas semanas.

Foto
O que se começa a observar é o efeito protector das vacinas nos mais idosos, mais vulneráveis ao coronavírus Daniel Rocha/PÚBLICO/Arquivo

É uma boa notícia neste mar de más notícias da pandemia: domingo foi o primeiro dia sem mortes devido à covid-19 em Portugal desde 2 de Agosto do ano passado, no pico do Verão. “O que estamos a ver é o efeito de uma cobertura vacinal muito elevada da população acima de 80 anos, onde se concentravam 95% dos óbitos devido à covid-19”, comentou o pneumologista Filipe Froes, Pneumologista, coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos para a Covid-19.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 16 comentários