Obras de 2,8 milhões de euros para Museu Resistência e Liberdade de Peniche vão ser adjudicadas

A ministra da Cultura Graça Fonseca comunicou este domingo que na próxima semana é assinado o contrato de adjudicação das obras na Fortaleza de Peniche e respectivos pavilhões prisionais.

Foto
Nuno Ferreira Santos

A ministra da Cultura anunciou este domingo que na próxima semana é assinado o contrato de adjudicação das obras de 2,8 milhões de euros na Fortaleza de Peniche e respectivos pavilhões prisionais, destinadas ao Museu da Resistência e da Liberdade.

“O contrato vai ser assinado na próxima semana previsivelmente, depois vai a visto do Tribunal de Contas e, se o calendário evoluir como previsto, no segundo semestre deste ano iniciar-se-á a obra”, afirmou Graça Fonseca. Questionada sobre o eventual atraso na empreitada, decorrente da publicação de um despacho de repartição de encargos até 2023, a governante explicou que é “uma questão de segurança e não de previsão de atraso”, frisando que o Governo “mantém” o calendário de “até ao final de 2022 ter a empreitada concluída, para que em 2023 preparar os conteúdos do museu e inaugurá-lo em 2024, aquando das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril”.

A ministra da Cultura falava à margem da inauguração da exposição Candelabro - Aristides de Sousa Mendes: o exílio da vida, que abre ao público na terça-feira no Museu Nacional da Resistência e da Liberdade de Peniche. O Museu foi criado em 2017 e veio a abrir portas a 25 de Abril de 2019, com a exposição Por Teu Livre Pensamento, que antecipa os conteúdos do museu em construção.

A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) lançou concurso, em Novembro de 2020, para a escolha do director e, em Setembro do mesmo ano, para obras orçadas em 2,8 milhões de euros destinadas à concretização do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, com um prazo de execução de um ano. Acrescida de IVA, a empreitada ascende a 2,9 milhões de euros e é comparticipada com fundos comunitários em 449 mil euros, é explicado na portaria. O Museu Nacional da Resistência e da Liberdade vai ter um custo final de 4,3 milhões de euros, mais cerca de 800 mil euros do que o inicialmente previsto.

Sugerir correcção
Comentar