Cinco séries sobre a adolescência

Focadas nos dias de hoje ou dadas ao saudosismo, de abordagem dramática ou bem-humorada, todas elas falam das dores de crescimento tão características da puberdade.

streaming,series-,televisao,lazer,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Ana com A
streaming,series-,televisao,lazer,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Por 13 Razões
streaming,series-,televisao,lazer,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
PEN15
streaming,series-,televisao,lazer,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Sex Education
,American Broadcasting Company
Fotogaleria
Os Goldberg

Ana com A

Netflix
Finais do século XIX. Os irmãos Matthew e Marilla Cuthbert (R.H. Thomson e Geraldine James), já avançados na idade, esperavam acolher um rapaz órfão que fosse obediente, trabalhador e boa companhia. Contudo, devido a um mal-entendido, é Anne Shirley (Amybeth McNulty), de 13 anos, quem lhes é atribuída. Anne, apesar das muitas dificuldades por que passou na sua curta existência, é uma menina inteligente, sonhadora e muito alegre. O seu maior sonho é ter uma família que a ame incondicionalmente e que nunca a abandone. Apesar do choque inicial por terem de cuidar de uma rapariga, não tarda que os Cuthbert se apaixonem pela personalidade singular da menina. Mas a sua tagarelice desmedida e predisposição para grandes divagações vão causar-lhe alguns dissabores. Para conquistar o seu lugar na pequena (e preconceituosa) comunidade que agora também é sua, Anne vai ter de se esforçar por controlar a língua e o mau génio. Uma história sobre a importância da família, do amor e da aceitação da diferença que adapta o romance Ana dos Cabelos Ruivos, da canadiana L. M. Montgomery (1874-1942). Estreada em 2017, originalmente no canal CBC, esta série criada por Moira Walley-Beckett está disponível na Netflix, nas suas três temporadas.

Por 13 Razões

Netflix
“Estou prestes a contar-vos a história da minha vida – mais especificamente, por que é que a minha vida acabou. Se estás a ouvir esta gravação, és uma das razões”. Estas palavras de Hannah Baker (Katherine Langford) ouvem-se logo no início da série baseada no best-seller homónimo que Jay Asher lançou em 2008. Quando Clay (Dylan Minnette) abre uma caixa que lhe foi endereçada, encontra cassetes com 13 mensagens gravadas por Hannah, uma colega de turma que se suicidou duas semanas antes. As mensagens dirigem-se a cada uma das 13 pessoas implicadas na sua decisão de pôr fim à vida, especificando as razões. Dentro da caixa estão também as instruções para que as cassetes sejam entregues a cada um dos envolvidos. Clay não tem qualquer memória de ter falhado com Hannah, mas fica aterrorizado com a hipótese de ter a sua quota de responsabilidade no sucedido. Estreada em Março de 2017, Por 13 Razões é uma série sombria que reflecte sobre bullying, violação e suicídio, criada por Brian Yorkey. Esteve envolta em controvérsia por causa do tema e da abordagem ao mesmo, tendo em conta o público-alvo. Por causa disso, a Netflix disponibilizou avisos, informação de apoio aos espectadores e linhas de aconselhamento no site 13reasonswhy.info, em que estão disponíveis os contactos de associações de apoio de cada país – em Portugal, é a SOS Voz Amiga. A segunda e terceira temporadas, cujos enredos extrapolam o livro que serviu de partida, seguem as vidas das personagens após os traumáticos eventos relatados na primeira. 
 

PEN15

TVCine +
Esta comédia produzida pelo trio de comediantes The Lonely Island (constituído por Akiva Schaffer, Andy Samberg e Jorma Taccone) é um original do serviço de streaming Hulu e está disponível no TVCine +. Estreada em 2019, foi criada por Maya Erskine, Anna Konkle e Sam Zvibleman – e protagonizada por Erskine e Konkle que, apesar de já terem passado dos 30, aqui dão vida a versões algo histriónicas de si mesmas com apenas 13 anos. A acção da primeira temporada decorre no ano 2000 e arranca no primeiro dia do sétimo ano de escolaridade. Estas duas adolescentes e super-melhores-amigas, apesar de pouco populares e muito desajeitadas, estão absolutamente crentes de que vão viver o melhor ano das suas vidas. Mas depressa percebem que as lutas continuam as mesmas e que não será fácil encontrar o seu lugar ao sol. 

Sex Education

Netflix
Protagonizada por personagens adolescentes (embora todos os actores sejam maiores de idade), esta série britânica algo delirante foi criada por Laurie Nunn e tem a particularidade de falar abertamente sobre os inúmeros aspectos da sexualidade. A acção desenvolve-se em torno do inteligente e introvertido Otis, de 16 anos, com um historial de agressões pelos colegas, por ser esquisito e… por ainda não ter perdido a virgindade. Quando Maeve, uma rapariga por quem tem um interesse romântico, descobre que, por ser filho de uma terapeuta sexual, ele tem bastantes conhecimentos sobre sexologia (assim como sobre as agruras de ser adolescente), tem uma ideia brilhante: abrir uma “clínica” escolar e transformá-lo em conselheiro sexual dos colegas. Isto, claro, em troca de dinheiro. Assim que encontra uma maneira de ouvir as consultas da mãe com os seus pacientes, Otis resolve tirar uma espécie de curso intensivo para se preparar para a tarefa. Asa Butterfield, Ncuti Gatwa (que com esta personagem recebeu o BAFTA escocês de melhor actor em 2020), Emma Mackey, Connor Swindells, Aimee Lou Wood e Gillian Anderson assumem os papéis principais.

Os Goldberg

Fox Comedy
Uma série sobre o significado de crescer na década de 1980, quando a internet era uma miragem, os computadores usavam disquetes, ouvia-se música em cassetes e as redes sociais ainda se construíam na rua. A família Goldberg é formada por Beverly, uma mãe-helicóptero; Adam, um pai temperamental e com alguns problemas de comunicação; e os três filhos de ambos: Erica, que vive em constante conflito com a progenitora; Berry que sofre por ser o filho do meio; e o alegre Adam, que traz sempre consigo uma câmara de filmar e não perde uma oportunidade de documentar alguns dos melhores momentos do clã. Para completar, há ainda o carismático e adorado avô Albert. Estreada, em 2013, no canal ABC, esta comédia criada por Adam F. Goldberg inspira-se na própria família e em vários vídeos gravados por si durante a adolescência. Com narração do comediante Patton Oswalt, o elenco conta ainda com a participação de Wendi McLendon-Covey, Jeff Garlin, Sean Giambrone, Troy Gentile, Hayley Orrantia e George Segal (num dos seus últimos papéis, antes do seu falecimento, a 24 de Março de 2021).

Sugerir correcção
Comentar