Elon Musk diz que piloto automático não estava ligado no acidente da Tesla no Texas

A polícia do Texas defende que os destroços indicam que ninguém ia conduzir o carro da Tesla que se desviou no sábado à noite, matando duas pessoas.

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As autoridades dizem que os destroços indicam que o lugar do condutor seguia vazio Reuters/SCOTT J. ENGLE

O presidente executivo da Tesla diz que o sistema de condução autónoma da empresa não foi responsável pelo acidente fatal com um carro da marca no fim-de-semana passado. No sábado, dois homens morreram no Texas, Estados Unidos, depois de um Tesla embater contra uma árvore e incendiar-se. As autoridades locais dizem que o lugar do condutor estava vazio. 

Elon Musk afasta a culpa do piloto automático. No Twitter, a plataforma de eleição para Musk comunicar com o público, disse que o piloto automático do Tesla não estava activo e o carro não usava a tecnologia de condução automática completa (FSD, de Full Self Driving, em inglês).

“O registo de dados [data logs] recuperados até agora mostra que o piloto automático não estava activo e que este carro não tinha adquirido FDS”, escreveu Elon Musk, numa publicação a responder a um artigo do jornal americano Wall Street Journal sobre o acidente. “Além disso, o piloto automático padrão exige linhas nas faixas para activar, que a estrada [onde o acidente ocorreu] não tinha.”

As autoridades locais dizem que foi através da publicação de Elon Musk no Twitter que souberam dessa informação. Em declarações sobre o caso, o agente policial Mark Herman explica que as autoridades estão “muito confiantes” de que não havia ninguém a conduzir o carro devido ao posicionamento dos corpos das vítimas depois do impacto.

Na segunda-feira, a Tesla ainda não tinha enviado quaisquer dados às autoridades. O caso já está a ser investigado por duas agências distintas: a Administração Nacional de Segurança no Trânsito das Autoestradas (NHTSA na sigla inglesa), responsável pela regulação da segurança dos veículos, e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes.

O acidente volta a levantar preocupações sobre a segurança dos carros autónomos. O aumento da segurança nas estradas é das maiores promessas da tecnologia, mas as falhas acontecem. A Tesla, que é uma das grandes empresas a investir na área, protagonizou alguns dos acidentes mais divulgados, incluindo o primeiro acidente fatal com um carro autónomo, em 2016. Após uma investigação, as autoridades disseram que a culpa não foi do piloto automático. ​

Dias antes do acidente deste sábado, Elon Musk tinha anunciado que os carros da Tesla tinham quase “dez vezes menos” hipóteses de estarem envolvidos num acidente quando seguiam com o piloto automático ligado. No começo do ano, Musk também afirmou que espera ter uma grande margem de lucro com a tecnologia.

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