Plano de vacinação mudou e há novas doenças nas prioridades. Quando vou ser vacinado?

Quem vai ter prioridade na segunda fase do plano de vacinação contra a covid-19? Que doenças foram incluídas agora nas prioridades? Que vacina vou receber? Posso escolher?

Foto
Ricardo Lopes

Quatro meses após o arranque da campanha de vacinação, o plano inicial foi oficialmente alterado. O principal critério de vacinação é o da idade. Mas a norma actualizada da Direcção-Geral da Saúde indica que, além da imunização prioritária por faixas etárias decrescentes – primeiro entre 79 e 70 anos, depois entre 69 e 60 anos e assim sucessivamente , vão ser vacinados nesta segunda fase doentes graves, sem limite de idade. Os sem-abrigo também são incluídos nas prioridades e recebem a vacina de apenas uma dose. E esta sexta-feira foi anunciado que as pessoas com 65 ou mais anos já podem agendar a sua vacinação no portal de auto-agendamento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários