BE propõe pena de cinco anos para quem não conseguir justificar enriquecimento

A iniciativa apresentada pelo Bloco de Esquerda destina-se apenas aos titulares de altos cargos públicos e não a todos os cidadãos. Assim, os bloquistas acreditam que o Tribunal Constitucional não poderá pôr entraves à alteração legislativa.

Foto
Catarina Martins, coordenadora do Bloco LUSA/ESTELA SILVA

O Bloco de Esquerda propôs nesta quarta-feira a criminalização do enriquecimento ilícito, prevendo uma pena de prisão até cinco anos para titulares de cargos públicos que não consigam justificar um acréscimo patrimonial sobre os rendimentos declarados (quando o acréscimo patrimonial é superior a 50 salários mínimos, o equivalente a 33.250 euros). O projecto de lei segue no essencial” a proposta da Associação Sindical dos Juízes Portugueses e defende uma maior transparência e “a protecção da integridade do cargo público”. Os bloquistas estão confiantes que a proposta contra o enriquecimento ilícito será aprovada com “a maioria no Parlamento” e defendem que se trata de um “alargamento” das obrigações que já existem”, pelo que não deverá ser travada pelo Tribunal Constitucional.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários