Vouguinha em “edição especial”: comboio histórico do Vouga volta a 24 e 25 de Abril

Antiga locomotiva a vapor volta a fazer-se à linha do Vouga, ligando os municípios de Aveiro e Águeda. Bilhetes custam 16,5 (crianças) e 30 euros (adultos).

,Macinhatá
Fotogaleria
Adriano Miranda
Linha do Vouga
Fotogaleria
Adriano Miranda
agueda,douro,fugas,aveiro,porto,cp,
Fotogaleria
Adriano Miranda
agueda,douro,fugas,aveiro,porto,cp,
Fotogaleria
HS Hugo Santos
Fotogaleria
Adriano Miranda
,Estação de aveiro
Fotogaleria
Adriano Miranda
,Espinho-Vouga
Fotogaleria
Adriano Miranda

É mais uma (boa) oportunidade para conhecer ou rever as paisagens da Linha do Vouga, entre Aveiro e Macinhata do Vouga. O comboio histórico do Vouga a vapor tem viagens marcadas para os dias 24 e 25 de Abril, numa edição especial. Os bilhetes custam 16,5 (crianças) e 30 euros (adultos) e podem ser adquiridos nas bilheteiras da CP.

O programa previsto para cada um dos dias inicia com a partida da estação de Aveiro, às 13h35 e chegada a Macinhata do Vouga, às 15h22. Cerca de uma hora depois, às 16h33, será feita a viagem de regresso e após uma paragem de 40 minutos em Águeda, a partida está marcada para as 17h45 e a previsão de chegada a Aveiro às 18h49.

Esta edição foi sujeita a algumas adaptações, por forma a cumprir todas as regras sanitárias e de segurança indicadas pela Direcção-Geral de Saúde (exemplo: não haverá lugar à venda de produtos regionais, nem a habitual animação por parte de grupo de danças e cantares tradicionais), mas mantém a essência de sempre.

Aos passageiros é dada a oportunidade experienciar uma viagem ao ritmo de uma locomotiva construída pela casa alemã Henschel & Sohn e cinco carruagens dos primeiros anos do século XX.

Além de apreciarem a beleza da paisagem, os viajantes têm, assim, a oportunidade de viajar a bordo de um dos mais carismáticos comboios do mundo, referido como um ‘comboio de sonho’ no livro Dream Trains, editado pela União Internacional de Caminhos de Ferro (UIC). 

“Este comboio é único em Portugal e uma referência internacional que os amantes da ferrovia reconhecem e que pode ser apreciado por todos”, destaca Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, autarquia que tem vindo a apostar no turismo ferroviário.

Testemunho disso é o trabalho desenvolvido no Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Macinhata do Vouga, espaço museológico que costuma fazer parte estas viagens do comboio histórico – nesta edição especial, devido às restrições de horários aos fins-de-semana, não poderá ser visitado.

Sugerir correcção
Comentar