As memórias escolares de Gillian Lynne, Matt Groening e Paul McCartney no livro de Ken Robinson (1950-2020)

Está de novo nas livrarias, numa edição da Lua de Papel,O elemento, livro que se encontrava esgotado, de Sir Ken Robinson (1950-2020), o autor da TED Talk mais vista de sempre e defensor de uma educação mais criativa e inovadora. Para o professor e escritor, a dança era tão importante como a matemática na nossa educação.

Foto
Paul McCartney num dos seus concertos Reuters/PILAR OLIVARES

Gillian tinha apenas oito anos, mas o seu futuro já estava em perigo. O seu rendimento escolar era péssimo, pelo menos de acordo com os professores. Entregava os trabalhos fora de prazo, tinha uma caligrafia horrível e obtinha resultados fracos nos exames. Como se não bastasse, incomodava a turma inteira: agitava-se ruidosamente, depois punha-se a olhar fixamente para a janela, obrigando o professor a interromper a aula para lhe pedir que estivesse atenta e, no minuto seguinte, fazia algo que perturbava as outras crianças. Gillian não se sentia minimamente preocupada com isso – estava habituada a ser repreendida por figuras de autoridade e não se via a si mesma como uma criança difícil –, mas, em contrapartida, havia grande preocupação na escola. O ponto crítico foi atingido quando os responsáveis escolares decidiram escrever aos pais dela.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar