Laschet escolhido como candidato da CDU às eleições federais

O impasse no seio da coligação conservadora foi desfeito com a confirmação da escolha do actual líder da CDU como candidato a chanceler e a desistência do seu rival, Markus Söder.

Foto
Armin Laschet será o candidato da CDU em Setembro FILIP SINGER/EPA

A CDU decidiu apoiar o actual líder, Armin Laschet, como candidato a chanceler nas eleições legislativas de Setembro na Alemanha. A escolha põe fim a uma pequena crise no seio do partido conservador.

O líder dos democratas-cristãos recebeu o apoio de 31 elementos da direcção do partido, correspondente a mais de 77% dos votos, enquanto o seu adversário, Markus Söder, obteve nove votos, numa reunião turbulenta no final da noite de segunda-feira. Söder declarou esta terça-feira que retirava o seu nome da corrida: “Os dados estão lançados: Armn Laschet vai ser o candidato da União [CDU/CSU]”, disse Söder. 

Laschet tinha chegado à liderança da CDU em Janeiro, afirmando-se como um nome de continuidade em relação à actual chanceler Angela Merkel, e era visto como o candidato natural à chefia do Governo nas eleições de Setembro. No entanto, a CSU, o partido gémeo da CDU na Baviera, nomeou o seu líder, Söder, abrindo uma crise na coligação.

O impasse só foi desfeito na noite de segunda-feira, com a votação feita pela direcção nacional da CDU. Ainda assim, vários analistas notam que Laschet obteve menos apoio do que o esperado, mostrando uma grande divisão no partido que lidera as sondagens para as eleições legislativas de Setembro.

Muitas sondagens mostram uma maior popularidade de Söder face a Laschet, sobretudo por causa do que é visto como uma resposta firme das autoridades da Baviera – Söder é o chefe do executivo no estado federado – à pandemia da covid-19, em contraste com a de Armin Laschet na Renânia do Norte-Vestefália, vista como de avanços e recuos.

Sugerir correcção
Comentar