Amorim e a Superliga: “É um grupo que quer ficar com tudo”

Técnico do Sporting também se manifesta contra o projecto da competição europeia apresentada no último domingo.

Foto
Rúben Amorim, treinador do Sporting LUSA/FERNANDO VELUDO

Não se fala de outra coisa no futebol internacional e também foi assunto em destaque na conferência de imprensa de Rúben Amorim de antecipação do Sporting-Belenenses SAD desta quarta-feira. Foi logo à segunda pergunta que o treinador dos “leões” foi confrontado com a criação de uma Superliga Europeia e Amorim alinho na posição oficial do clube, de a rejeitar.

“O Sporting já respondeu. Acho que toda a gente no mundo do futebol já disse o que se devia dizer, que não faz muito sentido. Mas é também o caminho que a nossa sociedade e que o mundo está a levar, um grupo restrito de clubes que quer crescer mais que os outros, quer ficar com tudo para eles. Espero que não vá para a frente, muita gente deu essa opinião e eu sou da mesma opinião”, frisou Amorim.

Mais à frente, Amorim voltou ao assunto para dizer que espera “bom senso” para que a ideia não avance e que nem coloca a hipótese de se transferir para um dos clubes fundadores: “Não é um dado adquirido, penso que haverá bom senso de voltar atrás. E eu tanto posso ir para o maior clube da Europa ou voltar para o Casa Pia. Estou feliz aqui e esse tipo de questão nem entra na minha cabeça.”

Pelo meio, também se falou do próximo confronto do Sporting, nesta quarta-feira em Alvalade, frente à Belenenses-SAD, um adversário que criou muitos problemas aos “leões” na primeira volta. “Foi um dia em que o Belenenses esteve melhor. O Petit preparou bem o jogo. Sabemos que pode ser perigoso, parecido connosco na forma de jogar. Temos aumentar a intensidade, precisamos dos três pontos, precisamos de ganhar”, assinalou.

O Sporting tem marcado poucos golos nos últimos jogos (ou ganha 1-0 ou empata 1-1), mas isso não é um sinal de falta de qualidade no ataque, refere o treinador. “Já passámos por fases em que tivemos poucas oportunidades e marcávamos mais. Estamos a ter mais oportunidades”, salientou Amorim, dizendo ainda que Paulinho, apenas com um golo marcado pelos “leões”, não está com falta de confiança: “Vejo-o com confiança. É um jogador maduro, ele vai crescer com a equipa, acredito muito nisso, acredito muito nele e na minha equipa.”

“Criamos mais oportunidades, mas não conseguimos marca o segundo golo. Estamos a ter dificuldades, não conseguimos marcar, temos falhado muitos golos. A escassez também tem sido algo enganadora. Se for outra vez vitória por 1-0,  terá de ser”, acrescentou o técnico.

A última jornada deixou Benfica e Sp. Braga mais longe do líder Sporting, mas Amorim recusa a falar de uma corrida a dois pelo título entre os “leões” e o FC Porto, até porque a filosofia do “jogo a jogo” continua em prática: “Em relação à conversa dos dois candidatos, não vou cair nisso, isto pode mudar de um momento para o outro. Temos de ir jogo a jogo, depois do jogo com o Belenenses-SAD logo se vê. Não pressionou tão alto, mas foi atrevido. Estamos preparados para um adversário que marca pouco mas também sofre pouco. Vai ser difícil, mas temos de nos divertir.”

Sugerir correcção
Comentar