FIFA diz que “só pode reprovar” uma Superliga europeia

Anúncio da criação da nova competição, limitada aos clubes mais poderosos da Europa, está a gerar reacções de desagrado.

Foto
Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, dirigirá também a Superliga LUSA/Emilio Naranjo

A FIFA só pode “reprovar uma Liga europeia fechada e dissidente, fora das estruturas do futebol”, assumiu o organismo, após o anúncio do lançamento de uma Superliga por 12 dos principais clubes europeus.

“A FIFA quer tornar claro que se posiciona fortemente a favor da solidariedade no futebol e de um modelo de redistribuição equitativo. A FIFA posiciona-se sempre a favor da unidade no futebol mundial e apela a todas as partes envolvidas para que tenham um diálogo calmo, construtivo e equilibrado, para bem do jogo”, indica o organismo, em comunicado.

A criação de uma Superliga europeia de futebol foi anunciada no domingo por 12 dos principais clubes de Espanha, Inglaterra e Itália, que pretendem desenvolver uma competição de elite, concorrente da Liga dos Campeões, em oposição à UEFA.

A UEFA deve anunciar nesta segunda-feira o novo formato das competições europeias a partir da época 2024, sendo esperado uma alteração no modelo da Liga dos Campeões e um aumento para 36 equipas.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários