Vila Nova de Gaia

Vilar do Paraíso: uma quinta com 300 anos de história viajou até ao século XXI

Ivo Tavares
Fotogaleria
Ivo Tavares

O pedido do cliente era reabilitar a quinta onde vive sem que esta perdesse a identidade do século XVIII, quando foi construída. Situada em Vilar do Paraíso, em Vila Nova de Gaia, está a Casa da Calçada, um projecto do gabinete de arquitectura de Ren Ito. Estendendo-se por uma área de 5000 metros quadrados, na qual estão dispersos vários edifícios anexos, o projecto arquitectónico de Ren Ito renovou uma residência e casa de hóspedes, segmentando o terreno pelos diferentes edifícios. Criou-se “um ambiente diferente”, como revela o arquitecto, um espaço “harmonioso e único”, onde se “vive bem”.

Era uma preocupação manter a memória da habitação antiga, com cerca de 300 anos de história, mas moldá-la ao mundo contemporâneo. A arquitectura está bastante integrada no meio envolvente, com espaços amplos bem estruturados. “Tentamos manter, e aproveitar ao máximo, elementos da casa originais”, indica Ren Ito. 

Neste projecto, fotografado por Ivo Tavares, a pedra e o betão estão muito presentes. Durante a intervenção foi feita a ampliação da zona do hall, onde é possível ver a casa de hóspedes e o corredor das escadas. Na casa principal, o piso térreo está atribuído às áreas comuns. No segundo andar, com um plano “em forma de cruz”, encontram-se os quartos e a casa de banho, onde “predomina o azulejo e a cerâmica”. A sala, com chão e treliças de madeira, tem uma lareira e cozinha. A casa de hóspedes, com dois andares, tem uma sala de estar e de jantar e cozinha, no piso térreo, e um quarto e uma casa de banho, no piso superior. Ajustadas à casa de hóspedes estão, também, uma cozinha exterior e uma piscina.

De acordo com o arquitecto, “trata-se da reabilitação de uma casa antiga”, cujo “uso é moderno”. Conseguir manter “o aspecto de casa tradicional portuguesa, mas com todo o high-tech e conforto interior”, foi o maior desafio, “encaixar todas as exigências modernas numa casa antiga.” Ren Ito revela como o feedback do cliente foi positivo, fruto de um trabalho de cooperação de toda a equipa, que conseguiu transformar a Casa da Calçada num espaço inovador, sem perder a essência prévia.

Texto editado por Ana Maria Henriques

Ivo Tavares
Ivo Tavares
Ivo Tavares
Ivo Tavares
Ivo Tavares
Ivo Tavares
Ivo Tavares
Ivo Tavares
Ivo Tavares
Ivo Tavares
Ivo Tavares
Ivo Tavares
Ivo Tavares
Ivo Tavares
Ivo Tavares
Ivo Tavares
Ivo Tavares
Ivo Tavares