Médicos próximos de Navalny dizem que crítico de Putin está em risco de insuficiência renal

Estado de saúde do principal opositor de Vladimir Putin, condenado a dois anos e meio de prisão em Fevereiro e em greve de fome, tem vindo a piorar.

moscovo,direitos-humanos,mundo,vladimir-putin,russia,europa,
Fotogaleria
Protesto de apoiantes de Alexei Navalny em Londres FACUNDO ARRIZABALAGA/EPA
moscovo,direitos-humanos,mundo,vladimir-putin,russia,europa,
Fotogaleria
Protesto de apoiantes de Alexei Navalny em Londres FACUNDO ARRIZABALAGA/EPA

Alexei Navalny, crítico do Kremlin preso na Rússia, está cada vez mais em risco de insuficiência renal, segundo um sindicato de médicos com ligações ao político da oposição.

Navalny, 44 anos, um importante opositor do Presidente russo, Vladimir Putin, começou a recusar comida a 31 de Março num protesto contra o que disse ser a recusa das autoridades prisionais em tratar adequadamente a sua dor aguda nas costas e numa perna.

“O estado [de Navalny] é de facto crítico”, disse Alexandra Zakharova, representante do sindicato Aliança dos Médicos, um grupo visto pelas autoridades russas como sendo de activistas da oposição.

“Vimos as análises e estão muito, muito más”, disse Zakharova à Reuters. “O potássio está alto e ele tem outros níveis altos que indica que os rins podem falhar em breve. Isso levaria a doença grave e potencial paragem cardíaca”, avisou.

A Rússia condenou Navalny a dois anos e meio de prisão em Fevereiro, depois de o ter prendido na fronteira quando voltava a Moscovo vindo de Berlim, onde tinha sido tratado a um envenenamento com um agente de nervos.

Cerca de 80 escritores, actores, historiadores, jornalistas e realizadores, incluindo JK Rowling ou Salman Rushdie, escreveram uma carta aberta a Putin na sexta-feira, pedindo-lhe que assegure que Navalny tem os cuidados médicos de que precisa.

Navanly disse na sexta-feira que as autoridades prisionais ameaçaram pô-lo num colete de forças e alimentá-lo com uma sonda se ele não abandonasse a sua greve de fome.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários