PSD pede apreciação parlamentar de diploma sobre teletrabalho

Os sociais-democratas pedem ao Governo que apresente “fundamentação técnico científica justificativa” da prorrogação do teletrabalho até ao final do ano.

Foto
Rui Rio na bancada do PSD, no Parlamento Nuno Ferreira Santos

O PSD considera incompreensível que o Governo tenha determinado a prorrogação do regime excepcional e transitório de reorganização do trabalho (teletrabalho) até ao final do ano. Nesse sentido, os deputados do partido entregaram uma apreciação parlamentar que obrigará a Assembleia da República a avaliar o diploma. O PSD queixa-se de que falta fundamentação à proposta do executivo.​

“Não se compreende a decisão de prorrogar estas regras até ao dia 31 de Dezembro, sem que tal seja acompanhado de fundamentação técnico-científica justificativa dessa prorrogação”, escrevem os deputados do PSD no preâmbulo do pedido de apreciação. Defendem ainda não ser “compreensível” que o decreto, “unilateralmente”​, determine a prorrogação da vigência do decreto anterior sobre o mesmo assunto até 31 de Dezembro, “sem qualquer avaliação da situação pandémica e sem o estribo de uma situação de estado de emergência”.

O Decreto-Lei n.º 25-A/2021, de 30 de Março,​ prolonga até ao final de 2021 “as regras de implementação do desfasamento dos horários de entrada e saída dos trabalhadores nos locais de trabalho com 50 ou mais trabalhadores, de modo a evitar ajuntamentos de pessoas no decurso da realização do trabalho presencial, com vista à diluição de aglomerações ou ajuntamentos de pessoas em horas de ponta concentradas, bem como as regras sobre o teletrabalho obrigatório”. Estas normas apenas vigoram nas “áreas territoriais em que a situação epidemiológica o legitime”, de acordo com o diploma.

O Executivo justificou a prorrogação da vigência do decreto com a “actual evolução da situação pandémica” e a “realidade epidemiológica vivida em Portugal, numa fase em que se projecta a retoma gradual e faseada da actividade económica”.

“Se o Governo prevê a retoma e o desconfinamento progressivo, como se justificam estas limitações dos direitos dos trabalhadores e das empresas até ao final do ano?”, questionam agora os sociais-democratas. Para o PSD, “ao afastar a aplicação do regime regra, previsto no Código do Trabalho, o Governo está a pôr em causa, grosseiramente, os direitos dos trabalhadores e das empresas, o que é manifestamente inaceitável num Estado de direito”.

A Iniciativa Liberal foi o primeiro partido a levantar a questão. Na passada semana, o deputado João Cotrim de Figueiredo enviou um e-mail aos restantes partidos e às deputadas únicas, no qual pedia ajuda para levar o tema do teletrabalho à discussão no Parlamento. Defendia que não via como pudesse “ser constitucionalmente enquadrável” este diploma “sem estar em vigor o estado de emergência ou qualquer outro regime de excepção”.

“Este diploma institui o prolongamento da violação de liberdades básicas dos portugueses com sérias implicações ao nível da sociedade, da economia e da própria saúde mental das pessoas”, justificava o partido.

A intenção de pedir a apreciação parlamentar do decreto-lei foi repetida por João Cotrim de Figueiredo na terça-feira, após ter sido ouvido pelo Presidente da República sobre o novo estado de emergência.

Sugerir correcção
Comentar