Testes de rastreio à covid-19 no domicílio, uma parceria Uber e Unilabs

Nesta fase piloto, o serviço irá restringir-se a Lisboa, Porto e Guimarães. Estarão disponíveis dois tipos de teste de rastreio à covid-19 – PCR e de antigénio – com preços distintos. O acesso é feito através da aplicação da Uber.

Foto
Paulo Pimenta

Uma parceria entre a plataforma de táxis Uber e a rede de laboratórios Unilabs vai permitir a realização de testes à covid-19 no domicílio. Segundo anunciam as duas empresas num comunicado conjunto, o serviço pode ser utilizado a partir desta segunda-feira, 12 de Abril.

Nesta fase piloto, o serviço irá restringir-se a Lisboa, Porto e Guimarães. Estarão disponíveis dois tipos de teste de rastreio à covid-19 – (PCR e de antigénio) – com preços distintos. O acesso é feito através da aplicação da Uber. 

Como explica o comunicado, a recolha da amostra é feita por um técnico de colheitas no domicílio do requerente e o teste PCR será disponibilizado por um custo de 125 euros e o resultado será entregue em 24 horas, segundo o mesmo comunicado.

Já o teste de antigénio, um teste com uma menor sensibilidade terá um custo de 50 euros e o relatório com os resultados poderá ser entregue até quatro horas após a colheita, garantem nesta parceria. 

Os resultados dos testes são comunicados ao sistema Sinavelab, que centraliza a informação sobre os casos covid-19 a nível nacional, permitindo às autoridades de saúde pública a monitorização constante dos casos e o rastreio de contactos para detectar eventuais outros casos.