Administração da Semapa considera subida da contrapartida da OPA “oportuna”

Valor oferecido por acção no anúncio preliminar foi revisto em alta, na semana passada, de 11,40 euros para 12,17 euros.

Foto
daniel rocha

O conselho de administração da Semapa considerou que a nova contrapartida oferecida pela Sodim no âmbito da OPA é oportuna, notando que esta “merece ser tida em consideração” e poderá ser aceite pelos accionistas.

“O conselho de administração da Semapa reitera ser seu entendimento que a oferta é oportuna e as suas condições adequadas”, lê-se no comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Sodim aumentou em 6,8% a contrapartida oferecida à Semapa, no âmbito do anúncio preliminar de oferta pública de aquisição (OPA), passando de 11,40 euros para 12,17 euros, conforme foi comunicado ao mercado em 6 de Abril.

Em Fevereiro, a Semapa anunciou que a Sodim, holding da família Queiroz Pereira, pretendia lançar uma OPA “geral e voluntária” sobre as acções que não detém na empresa.

No comunicado enviado esta segunda-feira à CMVM, a administração da empresa, que opera nos sectores de pasta e papel (Navigator), cimento (Secil) e ambiente, sublinhou que a contrapartida da oferta “merece ser tida em consideração e é susceptível de ser aceite pelos accionistas”.

A oferta da Sodim representa um prémio de 46,1% em relação ao preço médio ponderado das acções da Semapa no mercado entre 11 de Março de 2020 e 18 de Fevereiro de 2021 (8,33 euros).

Por outro lado, equivale a um prémio de 28,1% face à cotação de 18 de Fevereiro de 2021 (9,50 euros) e de 46,4% em comparação com “o preço médio ponderado das acções no mercado regulamentado Euronext Lisbon nos seis meses imediatamente anteriores, à data de 18 de Fevereiro de 2021, o qual é de 8,31 euros por acção”.

A Sodim detém, através da subsidiária Cimo – Gestão de Participações, 71,906% do capital social da Semapa, correspondentes a 73,167% dos direitos de voto da sociedade visada.

O lançamento da oferta encontra-se sujeito a diversas condições descritas no anúncio preliminar, entre elas a concessão pela CMVM do registo prévio da oferta.

Na sessão desta segunda-feira da bolsa, as acções da Semapa caíram 0,81% para 12,20 euros.

Sugerir correcção
Comentar