“Descentralização foi mal pensada, mal trabalhada e mal explicada”

António Rebordão Montalvo, advogado e perito do Conselho da Europa, considera que processo em curso é uma oportunidade “completamente perdida” de repensar o território.

Foto

António Rebordão Montalvo aproximou-se do poder local no pós-revolução, ao entrar para a Direcção-Geral das Autarquias Locais, como jurista, em 1975. Foi presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e hoje é advogado e membro do Grupo de Peritos Independentes do Conselho da Europa sobre a autonomia local e Direito das autarquias, experiência que lhe serve de base para o seu mais recente livro. Em Os Níveis de Governo dos Países da Europa (Almedina, 2021), debruça-se sobre organização do poder local e regional em 36 países, o que lhe permite identificar as originalidades do sistema português, um dos apenas quatro que não têm regiões administrativas. É crítico do processo de descentralização em curso e defende que as competências atribuídas a cada município deveriam depender da sua população.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários