Zero pede travão aos projectos mineiros até haver legislação

Associação ambientalista acusa Governo de falta de transparência e de “inacção” para concretizar a regulamentação em tempo oportuno da nova lei das minas, aprovada há já seis meses.

Foto
Parque das Serras do Porto: esta é uma das áreas para onde está pedida a concessão “Banjas” DR

As consultas referentes a novos pedidos de concessões mineiras devem ser suspensos até que esteja em vigor a regulamentação da lei que foi anunciada há mais de meio ano. A associação ambientalista Zero pediu isso mesmo ao Ministério do Ambiente e da Acção Climática, numa missiva em que também solicita a anulação das consultas públicas em curso, nomeadamente para os projectos de concessão “Banjas”, para a exploração de ouro e outros minérios no parque das Serras do Porto, e a concessão “Borralha” para reactivar a exploração de volfrâmio em Montalegre.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar