Funeral do príncipe Filipe realiza-se no dia 17 em Windsor

Príncipe Harry estará presente na ceimónia, mas Meghan Markle, que se encontra grávida, não deve viajar para o Reino Unido a conselho médico

familia-real-britanica,monarquia,mundo,isabel-ii,reino-unido,
Fotogaleria
O navio de guerra HMS Montrose dispara uma salva de 41 tiros em homenagem ao príncipe Filipe JAY ALLEN/EPA
familia-real-britanica,monarquia,mundo,isabel-ii,reino-unido,
Fotogaleria
Pessoas juntam-se no Palácio de Buckingham para colocar flores em memória do príncipe Filipe ANDY RAIN/EPA
familia-real-britanica,monarquia,mundo,isabel-ii,reino-unido,
Fotogaleria
O Royal Gibraltar Regiment presta homenagem ao príncipe Filipe JON NAZCA/Reuters
familia-real-britanica,monarquia,mundo,isabel-ii,reino-unido,
Fotogaleria
Jogadores do Crystal Palace e do Chelsea cumprem dois minutos de silêncio antes do jogo no Selhurst Park MIKE HEWITT/Reuters
,Garanhão
Fotogaleria
Membros do The King's Troop Royal Horse Artillery preparam-se para uma salva de 41 tiros RICHARD POHLE/Reuters
Fotogaleria
Uma nota de homenagem ao príncipe junto ao Palácio de Buckingham HENRY NICHOLLS/Reuters

O funeral do príncipe Filipe, que morreu na sexta-feira aos 99 anos, realizar-se-á no próximo sábado, 17 de Abril, na capela de São Jorge, no castelo de Windsor, anunciou este sábado o palácio de Buckingham. A cerimónia, de carácter privado, será transmitida pela televisão e em todo o Reino Unido será guardado um minuto de silêncio, no início do funeral, que terá honras reais e não de Estado, cumprindo um pedido em vida do príncipe Filipe, marido da Rainha Isabel II.

O príncipe Filipe, também conhecido por duque de Edimburgo, participou activamente na preparação do seu funeral, incluindo no projecto de modificação do veículo, um jipe, que transportará o seu caixão, que será seguido pela família real.

O príncipe Harry – que se afastou dos deveres reais e que está actualmente a viver na Califórnia, comparecerá à cerimónia, mas sem a companhia da sua mulher, Meghan Markle, que se encontra grávida e não deve viajar, a conselho médico, segundo fontes do palácio de Buckingham.

“Embora os arranjos cerimoniais sejam reduzidos, a ocasião celebrará e reconhecerá a vida do duque e dos seus mais de 70 anos de serviço à Rainha, ao Reino Unido e à comunidade”, disse um porta-voz do palácio.

A cerimónia respeitará as directrizes do Governo britânico de regras de combate à pandemia de covid-19, que restringe a 30 o número de pessoas autorizadas a estar presentes em funerais, mas o palácio de Buckingham não confirmou se os membros da família serão obrigados ao uso de máscara de protecção individual. O palácio pediu também às pessoas para não se deslocarem até Windsor, sugerindo que aqueles que quiserem prestar homenagem o façam em casa, vendo a cerimónia pela televisão.

O anúncio dos preparativos do funeral foi feito depois de unidades militares em todo o Reino Unido terem disparado saudações de 41 tiros, para marcar a morte de Filipe, homenageando o ex-oficial da Marinha. Também vários navios de guerra fizeram as suas próprias saudações, em diversos pontos do planeta. “O duque de Edimburgo serviu entre nós, durante a Segunda Guerra Mundial, e permaneceu dedicado à Marinha Real e às Forças Armadas”, disse o general Nick Carter, chefe do Estado-maior das Forças Armadas, num comunicado.

Os membros da Commonwealth - um grupo de 54 países, muitos ainda chefiados pela monarca - também foram convidados a homenagear Filipe.

O príncipe, que completaria 100 anos em 10 de Junho, tinha saído recentemente do hospital, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica devido a problemas cardíacos, e regressado a Windsor.

Sugerir correcção
Comentar