Antigo jogador de futebol americano suspeito de matar cinco pessoas nos EUA

O Presidente norte-americano, Joe Biden, divulgou um plano de combate às armas de fogo, criticou a “epidemia” e a “vergonha internacional” da violência armada nos Estados Unidos.

casa-branca,armas,futebol-americano,eua,mundo,america,
Fotogaleria
O exterior da casa de Phillip Adams, em Rock Hill, na Carolina do Sul Reuters/SAM WOLFE
casa-branca,armas,futebol-americano,eua,mundo,america,
Fotogaleria
O xerife de York, Kevin Tolson, na conferência de imprensa Reuters/SAM WOLFE

Um antigo jogador profissional de futebol americano é suspeito de ter matado cinco pessoas, incluindo duas crianças, na quarta-feira, no estado norte-americano da Carolina do Sul, antes de acabar com a própria vida.

Phillip Adams, ex-jogador do San Francisco 49ers, terá matado cinco pessoas com recurso a uma arma, ao final da tarde de quarta-feira na sua cidade natal, Rock Hill, no condado de York. Após os crimes, regressou a casa, e cometeu suicídio na quinta-feira.

“Ainda não sabemos porque é que isto aconteceu. Nada disto faz sentido”, sublinhou o xerife de York, Kevin Tolson, numa conferência de imprensa.

As cinco vítimas são um médico, de 70 anos, que tratava Adams, a sua mulher, de 69 anos, e os dois netos, de nove e cinco anos, além de um homem de 38 anos, funcionário de uma empresa de caldeiras, que trabalhava na rua daquela família.

Uma sexta pessoa, outro funcionário da empresa de caldeiras, foi hospitalizada.

Segundo Kevin Tolson, o médico, Robert Lesslie, era um “pilar da comunidade” e fundou um centro de saúde naquela zona, segundo noticiou a imprensa local. “As perdas que nos atingem são indescritíveis”, afirmaram as famílias, num comunicado lido pelo xerife.

A polícia identificou Phillip Adams como suspeito logo depois de chegar à cena do crime, acrescentou o xerife. Os pais do antigo jogador de futebol americano, que não sabiam do sucedido, foram retirados da casa que partilhavam com o filho pela polícia, que acabou por encontrar o corpo do suspeito no interior.

O debate sobre o controlo das armas nos Estados Unidos regressou recentemente à ordem do dia, com a morte de oito pessoas em salões de massagem no estado da Georgia, e depois de o país voltar a ser confrontado com as imagens de mais um tiroteio, no fim de Março, num supermercado no Colorado.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, divulgou esta quinta-feira um plano de combate às armas de fogo, criticando a “epidemia” e a “vergonha internacional” da violência armada nos Estados Unidos.

No discurso na Casa Branca, onde apresentou este plano, Biden fez menção ao tiroteio em Rock Hill como um exemplo da violência crescente.

O pai do suspeito, Alonzo Adams, disse à televisão local WCNC que o futebol [americano] “tramou” o filho, que tinha mudado recentemente de casa para viver com os pais.

Ex-atleta universitário, Phillip Adams teve uma carreira profissional marcada por lesões. Além dos 49ers, representou também os New England Patriots e New York Jets, entre outros, terminando a carreira em 2015 pelos Atlanta Falcons.

Sugerir correcção
Comentar