Pode a construção contemporânea comprometer a identidade da Foz Velha?

As demolições de casas típicas da zona e o crescendo da edificação em altura têm levado moradores e especialistas a questionar o risco da transformação urbanística na preservação do património. Câmara garante que novo PDM permitirá alargar infra-estruturas protegidas.

Foto
Paulo Pimenta

Outrora caracterizada pelas casas grandes e chalés centenários, que iam da primeira linha da marginal ao interior das suas ruas, a Foz Velha tem vindo a ser ocupada por edifícios novos que privilegiam a altura e volumetria em detrimento da horizontalidade. A transformação urbanística – desencadeada sobretudo por obras de privados para edificar prédios ou condomínios de luxo –, tem causado alguma apreensão entre os moradores da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde (UFAFDN) pelo risco que pode colocar à preservação e salvaguarda do património arquitectónico e azulejar da zona.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar