Operação Nariz Vermelho recupera presença nos hospitais com visitas virtuais

Foto
Manuel Roberto/Arquivo

A Operação Nariz Vermelho (ONV) está a aproximar-se do número de visitas diárias que fazia presencialmente nos hospitais antes da pandemia, mas com ajuda virtual, revela Carlota Mascarenhas, directora de comunicação e angariação de fundos.

A ONV, que visitava 17 hospitais no país, foi obrigada, em Março, a recuar temporariamente para seguir as directrizes da Direcção-Geral de Saúde (DGS) e os pedidos da administração dos hospitais. Entretanto, a associação começou a regressar aos hospitais de forma faseada e, sobretudo virtual — em 15 hospitais, onde ainda não há visitas presenciais —, e voltou ao contacto personalizado em Janeiro, através do programa "Palhaços Na Linha”, que se traduz em teleconsultas que ligam os Doutores Palhaços às crianças hospitalizadas.

“Estamos a conseguir voltar ao mesmo número de visitas diárias e ao mesmo número de camas visitados que fazíamos presencialmente, isto representa visitarmos mais de 53 mil crianças por ano. Estamos a recuperar o nível de contacto igual ao programa presencial”, aponta Carlota Mascarenhas.

“Através de um tablet que vai quarto a quarto e cama a cama dos hospitais que visitamos, regressámos ao contacto directo e individual com cada criança nos dias de visitas em que costumávamos ir presencialmente. Voltámos a ter momentos de interacção personalizada, no fundo, a porta do hospital ainda não se abriu, mas encontrámos uma janela para regressar e tem sido muito bem aceite pelos hospitais”, acrescenta.

De acordo com a responsável, as crianças, que já conheciam a ONV, ficaram muito felizes por voltarem a interagir com os Doutores Palhaços e as que tiveram um primeiro contacto com os artistas reagiram “surpreendentemente bem”, porque o confinamento as aproximou mais das tecnologias para manterem as relações humanas. Presencialmente, a ONV, já regressou a dois hospitais: ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e ao IPO de Lisboa. 

O programa “Palhaços Na Linha” não foi a primeira tentativa de aproximação da ONV às crianças. Numa primeira fase da pandemia, em Março de 2020 e no espaço de duas semanas, foi criada a “TV ONV”, um projecto de episódios diários, de segunda à sexta, no canal do YouTube da instituição para as crianças não perderem o contacto com os doutores palhaços. 

“Improvisámos estúdios de gravação nas casas dos doutores palhaços para terem os seus próprios cenários, figurinos e acessórios para poderem gravar estes episódios em dupla à distância”, explica a responsável.

A TV ONV, segundo a directora de comunicação da instituição, permitiu chegar a mais crianças, não só as que estão hospitalizadas nos locais visitados pela ONV, mas também às restantes, as que estavam internadas noutros hospitais e as que estavam confinadas em casa. 

Neste momento, a produção de conteúdos diária para o YouTube foi interrompida, tendo em conta que a equipa artística já está a fazer as consultas diárias, através do programa “Palhaços Na Linha” em 15 hospitais, e presencialmente em dois hospitais.

Por fim, a responsável lembrou que para apoiar a ONV, sem qualquer custo monetário ou perda de benefício fiscal para o contribuinte, o público geral pode seleccionar a consignação ao fazer o IRS, fazer uma doação ou comprar na loja da instituição. 

Sugerir correcção
Comentar