Sputnik V provocou uma crise política e abriu um mistério na Eslováquia

Governo de Igor Matovic caiu por causa do acordo secreto para a compra da Sputnik V. Milhares de doses que chegaram ao país estão armazenadas porque regulador nacional não consegue tirar conclusões sobre a eficácia e segurança da vacina.

Foto
As primeiras 200 mil doses da Sputnik V que chegaram à Eslováquia continuam armazenadas GEORGI LICOVSKI/EPA

A encomenda, feita em segredo, de dois milhões de doses da vacina russa Sputnik V provocou uma crise política na Eslováquia, que levou à demissão de seis ministros, a saída do primeiro-ministro, Igor Matovic, e uma remodelação do governo de coligação composto por quatro partidos populistas de direita. Agora, abriu também um mistério, depois da imprensa eslovaca ter reportado que testes feitos às vacinas recebidas em Bratislava concluíram que estas têm uma composição diferente da dos estudos clínicos revistos pela publicação científica The Lancet.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 26 comentários