Tóquio 2020: Setúbal recebe prova de qualificação de águas abertas

FINA anunciou ainda o cancelamento das provas de saltos para água e natação artística, previstas para Abril e Maio, em Tóquio.

Foto
Setúbal vai ser palco de uma importante prova internacional de águas abertas KIM HONG-JI/Reuters

Setúbal foi escolhido pela Federação Internacional de Natação (FINA) para acolher a prova de apuramento olímpico de águas abertas, inicialmente agendada para Fukuoka, no Japão, anunciou esta quarta-feira a federação portuguesa da modalidade.

Em comunicado oficial, o organismo que tutela a natação portuguesa refere que a data da prova “ainda não está totalmente fechada, mas tudo aponta para o fim-de-semana de 19 e 20 de Junho”.

Esta será a terceira vez que o Sado recebe uma prova de apuramento olímpico, que contará com a presença dos nadadores lusos Tiago Campos, Angélica André e Mafalda Rosa, depois de ter sido palco da qualificação para os Jogos Londres 2012 e Rio 2016.

Em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), Rui Sardinha, vice-presidente do organismo, refere que “Setúbal é conhecida como o epicentro das águas abertas a nível mundial em termos organizativos, e no desafio sempre presente e diferente que a sua prova empresta aos nadadores presentes”.

O responsável destaca o apoio do Governo à prova que, considera, “lança Portugal uma vez mais na cena internacional dos grandes eventos desportivos”.

Na segunda-feira, a FINA anunciou o cancelamento das provas de qualificação olímpica de águas abertas, saltos para água e natação artística, previstas para Abril e Maio, em Tóquio e Fukuoka.

A competição de águas abertas deveria decorrer em Fukuoka, nos dias 29 e 30 de Maio. Para a cidade de Tóquio estavam agendadas a competição de natação artística, na qual deve participar o dueto português composto por Beatriz Gonçalves e Sheila Vieira, e a de saltos para a água.

Os Jogos Tóquio 2020, que foram adiados para 2021 devido à pandemia de covid-19, deverão decorrer entre 23 de Julho e 8 de Agosto.

Sugerir correcção
Comentar