Sodim sobe contrapartida pelas acções da Semapa para 12,17 euros

Holding da família Queiroz Pereira aumentou preço para ficar com os títulos da dona da Navigator e Secil, no âmbito da intenção de lançar uma oferta pública de aquisição, anunciada em Fevereiro

Foto
A Semapa é dona da cimenteira Secil daniel rocha

A Sodim aumentou em 6,8% a contrapartida oferecida à Semapa, no âmbito do anúncio preliminar de Oferta Pública de Aquisição (OPA), passando de 11,40 euros para 12,17 euros, foi comunicado esta terça-feira ao mercado.

“[…] Vem o oferente comunicar que deliberou, nesta data, proceder ao aumento do montante da contrapartida oferecida, no âmbito dessa oferta, de 11,40 euros por acção para 12,17 euros por acção, representando um aumento de 6,8% face ao valor da contrapartida inicialmente oferecida”, lê-se num comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A contrapartida oferecida apresenta assim um prémio de 28,1% em relação à cotação de fecho dos títulos da Semapa no mercado regulamentado Euronext Lisbon em 18 de Fevereiro, e um prémio de 46,5% face ao preço médio ponderado das acções nos seis meses anteriores ao anúncio preliminar.

Em Fevereiro, a Semapa anunciou que a ‘holding’ da família Queiroz Pereira, Sodim, lançou uma OPA “geral e voluntária” sobre as acções que não detém na empresa.

Já no dia 5 de Março, o conselho de administração da Semapa considerou que a oferta lançada pela Sodim “é oportuna” e apresenta condições “adequadas”, não se antevendo alterações da situação dos trabalhadores, “stakeholders” ou finanças da empresa.

A administração da Semapa, que opera nos sectores de pasta e papel (com a Navigator), cimento (com a Secil) e ambiente, recomendou ainda que cada accionista tome uma decisão individual “quanto à aceitação ou não aceitação da oferta”, tendo por base os seus próprios objectivos ao nível do retorno, liquidez e horizonte temporal de investimento.

A Sodim detém, através da sua subsidiária Cimo – Gestão de Participações, 71,906% do capital social da Semapa, correspondentes a 73,167% dos direitos de voto da sociedade cotada na praça de Lisboa.

O lançamento da oferta encontra-se sujeito a diversas condições descritas no anúncio preliminar, entre elas a concessão pela CMVM do registo prévio da oferta.

Na sessão de hoje da bolsa, as acções da Semapa subiram 1,18% para 11,96 euros.

Sugerir correcção
Comentar