Covid-19: Países Baixos anunciam regresso parcial de público ao desporto

Primeira prova desportiva em que será permitida a entrada de espectadores será um jogo de squash, a 10 de Abril.

Foto
LUSA/Robin Utrecht

O regresso parcial de público a dezenas de acontecimentos desportivos programados para Abril foi autorizado pelo Governo dos Países Baixos, após as restrições provocadas pela pandemia, incluindo os jogos da 30.ª jornada da Liga de futebol.

A “luz verde” dada pelo executivo dos Países Baixos integra o projecto em curso que visa testar o efeito da afluência de público a um conjunto de eventos de massas, como festivais de música e conferências, a par da reabertura dos museus e dos parques de atracções.

A primeira prova desportiva do país em que será permitida a entrada de espectadores, depois de apresentarem previamente um teste negativo à covid-19, será a 10 de Abril, em Utrecht, num jogo de squash a que podem assistir ao vivo 575 pessoas.

A final da Taça de futebol entre Ajax e Vitesse, agendada para 18 de Abril, em Roterdão, vai ser jogada sem adeptos nas bancadas, mas ambos os clubes poderão receber um número limitado de público nos respectivos estádios para ver o jogo através de ecrãs gigantes.

A Arena Johan Cruyff pode acolher até 5.000 fãs do Ajax, enquanto o Gelredome de Ranhem, o estádio do Vitesse, terá um limite de 3.000 pessoas.

Durante a 30.ª jornada da Eredivisie, que se jogará entre 23 e 25 de Abril, os clubes podem receber entre 2.000 e 7.500 espectadores, dependendo da capacidade dos estádios.

No passado dia 27 de Março, 5.000 adeptos estiveram presentes na partida entre os Países Baixos e a Letónia, na qualificação para o Mundial do Qatar2022, numa experiência para estudar a possibilidade de admitir público nos estádios durante o próximo Campeonato da Europa.

Sugerir correcção
Comentar