Rapper DMX internado em estado grave num hospital de Nova Iorque

O artista de 50 anos sofreu um ataque cardíaco e encontra-se ligado a suporte de vida artificial.

Foto
LUSA/RAFAL GUZ

O conhecido rapper e actor Earl Simmons, identificado pelos seus fãs pelo nome artístico DMX ou Dark Man X, está em estado crítico, depois de ter sofrido um ataque cardíaco, tendo sido internado de urgência no sábado.

O estado de saúde de DMX foi revelado pelo seu advogado e amigo Murray Richman ao The Washington Post, tendo adiantado que o rapper está ligado a suporte de vida artificial, rodeado por membros da família, incluindo a sua ex-mulher Tashera Simmons. 

Richman disse ao mesmo jornal não ter conhecimento de que Simmons, de 50 anos, tenha sofrido uma overdose de drogas, como relatado pelo site de entretenimento TMZ. Um representante do rapper, citado pelo TMZ, informou que o artista tinha sido levado de urgência para o hospital na sexta-feira à noite, depois de ter desmaiado em sua casa. Ainda segundo a mesma fonte, um familiar não identificado contou que os paramédicos tentaram reanimar o rapper durante 30 minutos, tempo ao longo do qual o seu cérebro terá ficado privado de oxigénio.

Tanto o TMZ como o Billboard relataram que Simmons tinha sofrido um ataque cardíaco desencadeado por uma overdose de drogas. Ambas as publicações lembraram o historial conhecido de abuso de substâncias do artista. 

O músico tem falado abertamente sobre as suas lutas contra o uso de drogas. “Só porque se deixa de ficar pedrado não significa que não se tenha um problema porque é uma luta constante todos os dias”, disse numa entrevista em 2013.

Em 2019, e já depois de ter cumprido pena na prisão federal por fraude fiscal (foi considerado culpado por não ter entregado ao Estado 1,7 milhões de dólares, correspondente a mais de 1,4 milhões de euros, em impostos, de 2000 a 2005, lembra a Reuters), avançou que iria dar entrada num programa de reabilitação.

Entretanto, as mensagens de apoio sucedem-se e, no domingo, um grupo de motociclistas protagonizou uma espécie de flash mob em frente ao hospital onde o artista se encontra internado. O grupo Ruff Ryders ficou conhecido no final dos anos 1990, quando DMX lhes dedicou um tema

DMX conheceu o sucesso na cena musical em 1998 com o seu álbum de estreia, It's Dark and Hell is Hot, que conquistou a platina, sendo um dos poucos rappers a ter os seus primeiros cinco álbuns de estúdio no número 1 da Billboard 200.

Paralelamente à sua carreira musical, Simmons entrou em filmes como o drama criminal Belly, de 1998, o filme de acção Romeo Deve Morrer, de 2000, ou o thriller Nascer para Morrer, de 2003.

Sugerir correcção
Comentar