Corredor expulso por atirar garrafa para o chão. É a primeira vítima do “novo ciclismo”

A ideia da UCI é ajudar o ambiente, melhorar a imagem da modalidade e proteger os próprios atletas de acidentes com bidões. Há, porém, quem discorde desta regra.

Foto
DR

As novas regras da União Ciclista Internacional não eram uma tentativa pedagógica de consciencialização, mas uma ameaça aos ciclistas  e bem real. Este domingo marcou o dia em que, pela primeira vez, um ciclista foi expulso de uma corrida do World Tour por atirar um bidão para o chão. Sem contemplações, a organização da Volta à Flandres, uma das Clássicas Monumento, desqualificou o suíço Michael Schär, incumpridor das novas regras.

A cerca de 100 quilómetros do final da corrida, o ciclista da Agr2 não respeitou a zona de arremesso de bidões, tendo mesmo sido “apanhado” em flagrante pela transmissão televisiva. Nas imagens vê-se que o suíço, a rolar fora do pelotão depois de um problema mecânico, parece ter-se apercebido do erro logo após ter atirado a garrafa.

O aparente arrependimento de pouco valeu ao gigante helvético, de 34 anos, que era um dos escudeiros de Greg van Avermaet nesta clássica, e Schär foi mesmo impedido de ajudar o belga, que acabou por ficar em terceiro lugar na corrida arrebatada pelo dinamarquês Kasper Asgreen.

Em causa está a deliberação da UCI, que definiu que, desde 1 de Abril, os ciclistas não podem atirar os bidões de água em qualquer ponto do percurso. Há zonas destinadas para o efeito e quem arremessar garrafas fora dessas áreas é penalizado.

Em provas por etapas este comportamento vale, numa primeira fase, uma multa e uma perda de pontos no ranking UCI. Em corridas de um dia, como era esta Volta à Flandres, o ciclista prevaricador é imediatamente desqualificado.

A ideia da UCI é um três-em-um: ajudar o ambiente, melhorar a imagem do ciclismo e proteger os próprios atletas de acidentes com garrafas – Geraint Thomas abandonou a última Volta a Itália depois de uma queda por culpa de um bidão.

“Além de ser potencialmente perigoso em certas situações, atirar lixo e objectos prejudica o meio ambiente e a imagem do nosso desporto. Também é um péssimo exemplo para os ciclistas não profissionais”, justifica a UCI.

Argumentos contrários

No pacote de novas regras avançadas pela UCI, a dos bidões não era das mais polémicas – essa foi, sobretudo, a proibição de pedalar em posições fora do selim. Ainda assim, há quem discorde da limitação de arremesso de garrafas, com três argumentos: um desportivo, um de marketing e um sentimental.

No plano desportivo aponta-se que não tem lógica obrigar os ciclistas a pensarem nas zonas de arremesso de bidões, em fases da corrida em que já têm de conciliar esforço físico, táctica de corrida e comunicação com as equipas.

Depois, relembra-se que oferecer bidões aos adeptos faz parte da própria estratégia de marketing das equipas e das marcas que as patrocinam.

Por fim, no plano mais emocional, argumenta-se que o arremesso de garrafas, quando feito para zonas com público – e foi o caso de Schär –, significa uma lembrança para os adeptos que tenham a sorte de agarrar o bidão do ciclista.

É sobretudo neste prisma que o ciclista suíço se defende desta desqualificação. E fê-lo contando uma história. “Lembro-me como se fosse hoje. Em 1997, os meus pais levaram-me à Volta a França. Esperámos três horas no meio da multidão e fiquei impressionado com toda aquela atmosfera e com a velocidade com que os ciclistas corriam. A partir daí, esse era o meu sonho. Acima de tudo isto, recebi um bidão de um ciclista. Aquela pequena garrafa de plástico completou o meu vício pelo ciclismo. Em casa, aquela garrafa lembrava-me todos os dias de qual era o meu sonho”, começou por contar, no Instagram.

E completou: “Hoje, sou um desses ciclistas. Em momentos calmos da corrida, guardo as minhas garrafas vazias até ver alguma criança junto à estrada, para lhe atirar gentilmente e para que ela possa apanhá-la em segurança. Nós somos o desporto mais acessível, que dá garrafas durante o percurso. Tão simples quanto isso. Simples como o ciclismo”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários