Agora sou eu: é preciso coragem para morrer em casa

Quem cuidou merece ser cuidado até ao fim, diz quem cuida. E se o desejo é morrer em casa, assim será. Num mundo ideal, a vontade do doente em final de vida seria cumprida sempre que fosse clinicamente possível. Não é assim. A pandemia fez aumentar o número de óbitos em casa, mas é muito cedo para se falar em mudança. O que tem de acontecer?

Foto
Rui Gaudêncio

No oitavo andar de um prédio nos Olivais, em Lisboa, António e Nuno Lopes, pai e filho, não têm parado. Há compras a fazer, limpar, dar comida ao gato e, para Nuno, um vaivém entre duas casas para tomar conta do filho de quatro anos. Mas não é nada disso que os tem mantido sem descanso e com o coração nas mãos. O mundo deles gira dia e noite à volta de Manuela. Sabem que de um momento para o outro a sua luz se apagará. O pavio está a ficar mais curto a cada hora que passa e os dois (os três?) estão conscientes disso. Não se poupam a esforços nem a palavras ternurentas. Não ficará nada por fazer nem por dizer.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários