Tem visto pardais por aí? Voluntários ajudam a traçar o retrato das nossas aves comuns

De 1 de Abril a 15 de Junho está a decorrer mais um Censo de Aves Comuns, promovido pela SPEA. O processo só é possível graças a voluntários que, anualmente, saem para o campo para contar as espécies que vêem e ouvem numa área pré-definida. E não é preciso ter formação académica na matéria para o fazer

Foto

Assim que se abandona o carro, a manhã quente e de céu algo poeirento enche-se de um chilreio animado. O que é? “É uma cotovia-arbórea  [Lullula arborea]”, responde Carlos Santos, sem precisar de pensar muito. E onde é que ela está? “Está a cantar no ar. Nas estepes, como chamamos a estas zonas, elas cantam sobretudo no ar. Quando estão no chão, muitas vezes nem se vêem”, conta o biólogo, que é um dos voluntários que, anualmente, contribui para a realização do Censo de Aves Comuns (CAC), organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Ele está a decorrer até 15 de Junho e mais olhos e ouvidos treinados são sempre bem-vindos, reconhece o responsável pelo projecto, Hany Alonso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários