Ester, doente de Alzheimer, vai regressar à rotina. Mas muito do que perdeu já não volta

Estima-se que existam em Portugal cerca de 200 mil pessoas com demência. Associação Alzheimer Portugal pede um equilíbrio entre as medidas de protecção da saúde pública e a resposta a estes doentes.

Foto
Rui Oliveira

É já esta segunda-feira que os centros de dia voltam a abrir. E Helena Teixeira repetirá os mesmos passos do ano passado, quando o centro de dia onde a mãe, que sofre de demência, passa algumas horas reabriu após o primeiro confinamento. Dará a Helena tempo para descansar e à mãe algo tão importante que a pandemia lhe tirou: as rotinas essenciais para manter o equilíbrio mental e físico. Profissionais e famílias aguardam com expectativa a implementação dos Planos Regionais de Saúde para a Demência e pede-se um equilíbrio entre as medidas de protecção da saúde pública e a resposta a estes doentes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários