Publicados dados pessoais de mais de 500 milhões de utilizadores do Facebook

Pelo menos dois milhões de contas de utilizadores em Portugal podem ter tido alguma informação acedida de forma ilícita. Dados serão anteriores a 2019.

Foto
Reuters/JOHANNA GERON

Números de telefone, nomes completos, datas de nascimento, dados de localização e endereços de email de centenas de milhões de utilizadores do Facebook foram publicados este sábado num fórum online para hackers, avançam a Reuters e o site Business Insider. Entre as vítimas da fuga de informação estarão potencialmente mais de dois milhões de utilizadores do Facebook em Portugal.

Os dados remontarão a 2018 e estariam a ser comercializados no mercado negro desde, pelo menos, Janeiro de 2021. Este sábado, porém, todo o conjunto de dados foi disponibilizado de forma quase gratuita num fórum online.

A informação pessoal de milhões de utilizadores da rede social terá sido acedida através da exploração de uma vulnerabilidade do Facebook. À Reuters, o Facebook afirma que a falha de segurança em causa está corrigida desde Agosto de 2019, e que os dados roubados são, por isso, “muito antigos”.

No entanto, os utilizadores da rede social devem manter-se alerta perante contactos suspeitos através de email ou telefone nos próximos meses, disse à Reuters o especialista em segurança informática Alon Gal, da consultora israelita Hudson Rock.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários