Descarrilamento de comboio em Taiwan faz dezenas de mortos

Comboio descarrilou à entrada de um túnel depois de ser atingido por um veículo de manutenção que estava mal estacionado. Pelo menos 51 pessoas morreram.

taiwan,comboios,acidentes,mundo,asia,transportes,
Fotogaleria
EPA/ Hualien Speedy News hsnews.com.tw HANDOUT
taiwan,comboios,acidentes,mundo,asia,transportes,
Fotogaleria
Reuters/FACEBOOK @HUALIENFASTNEWS
taiwan,comboios,acidentes,mundo,asia,transportes,
Fotogaleria
EPA/Taiwan National Fire Agency HANDOUT

O descarrilamento de um comboio esta sexta-feira em Taiwan matou pelo menos 51 pessoas e deixou mais de 150 feridas. O pior acidente ferroviário em várias décadas no território que disputa a sua soberania com a China foi causado por um veículo de manutenção que estava mal estacionado e que embateu na parte de trás do comboio à entrada de um túnel. 

O 408 Taroko Express fazia o trajecto entre a capital, Taipé, e a cidade de Taitung, no Sudeste da ilha asiática. Levava 496 passageiros a bordo, entre pessoas que estavam a caminho de casa antes do fim-de-semana prolongado e vários turistas, incluindo 120 que viajavam de pé. O descarrilamento ocorreu perto da cidade de Hualien.

Entre as mortes confirmadas está a do condutor do comboio, de 33 anos, e uma rapariga de apenas seis, informou o Ministério dos Transportes. A maioria das vítimas era de Taiwan, mas as autoridades revelaram que também morreu um cidadão francês, um macaense e dois japoneses.

Dezenas de pessoas foram transportadas para os hospitais mais próximos, algumas em estado grave, pelo que é possível que o número de mortes possa vir a aumentar nas próximas horas. 

Citada pelo Guardian, Tsai Ing-wen, Presidente de Taiwan, garantiu que o Governo vai “fazer tudo o que for possível para garantir que a segurança” de todos os feridos deste “incidente de partir o coração”.

Centenas de militares e de profissionais dos serviços de emergência taiwaneses chegaram rapidamente ao local pouco depois do acidente, que ocorreu por volta das 9h30 locais (1h30 em Portugal continental). Só por volta das 16h é que foram libertados os últimos dois de um total de 70 passageiros que ficaram presos dentro do comboio.

Segundo as investigações preliminares levadas a cabo pela polícia e pela Administração Ferroviária de Taiwan, o comboio foi atingido por um veículo de manutenção que estava mal estacionado numa estrada próxima do trajecto e que deslizou por uma ravina até embater nas últimas carruagens do comboio. Esse embate fez com que várias carruagens tivessem chocado contra as paredes do túnel. 

De acordo com informações citadas pela agência Associated Press (AP), o gabinete do procurador distrital confirmou ter entrevistado o proprietário do referido veículo, entre outras pessoas, mas adiantou não ter ainda condições para formalizar uma queixa.

O 408 Taroko Express é um dos comboios mais rápidos de Taiwan e costuma deslocar-se a uma velocidade de 130 quilómetros por hora.

“As pessoas caíram umas sobre as outras, umas em cima das outras”, conta uma mulher que sobreviveu ao acidente à televisão local. “Foi aterrador. Havia lá famílias inteiras”, cita a Reuters.

As imagens da cena do acidente captadas pelas televisões locais mostraram as carruagens no interior do túnel destruídas pelo impacto e vários passageiros a tentarem sair do comboio pelos seus próprios meios.

“Senti um abanão repentino e violento e dei por mim a cair ao chão. Tivemos de partir as janelas para trepar até ao tecto do comboio para sairmos”, diz outra mulher, ao United Daily News.

O acidente ocorreu no início de um fim-de-semana dedicado ao Festival Qingming, também conhecido por ser o dia da limpeza do túmulo dos mortos. Durante estes dias, muitos taiwaneses deslocam-se até ao interior, vindos das grandes cidades, para se reunirem com as famílias.

A região montanhosa de Taiwan é também um destino turístico popular da ilha e a linha ferroviária que atravessa a costa Oriental é conhecida pelos seus vários túneis, como aquele em que embateu o 408 Taroko Express.

Este foi o pior acidente ferroviário em Taiwan das últimas quatro décadas. Em 2018, 18 pessoas morreram e 175 ficaram feridas quando um comboio descarrilou no Nordeste da ilha. Em 1981, 30 morreram numa colisão no Norte de Taiwan.

Sugerir correcção
Comentar